Home/Agenda de Eventos/Precisamos de uma melhor Coordenação da Sociedade Civil para uma Educação de Melhor Qualidade?

O fraco desempenho educacional do país é um fato que persiste há anos. Ao que tudo indica, o país não conseguirá alcançar as metas do Plano Nacional de Educação. Além disso, tem um dos piores desempenhos no PISA e o IDEB traduz, ano a ano, a baixa qualidade do ensino.

A sociedade civil não tem medido esforços para apoiar o Brasil nesta causa.  Compartilha, além da experiência e conhecimento, recursos: mais de R$ 1 bilhão ao ano é investido pela iniciativa privada na educação.

Poderia uma melhor coordenação da contribuição da sociedade civil para a educação aumentar a eficácia destas ações?

Para fomentar este debate, o Insper realizou uma roda de conversa com pesquisadores e grandes nomes da educação.

O evento foi liderado pelo Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper, Ricardo Paes de Barros.

Veja como foi:

Data: 26/02/2019

Local: Sala Marcos Lopes – 2º andar – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Credenciamento

Abertura Institucional

Mesa I – Temos um Problema de Coordenação?

A contribuição da sociedade civil para a educação pública brasileira é seguramente expressiva, mais de R$ 1 bilhão é investido por ano. Como toda essa contribuição vem sendo coordenada? Precisamos de uma melhor coordenação?

Debatedores:

• Neca Setubal (Presidente do Conselho do GIFE)
  • Ricardo Henriques (Superintendente Executivo do Instituto Unibanco)

Mediadora:

• Carolina da Costa (Insper)

Almoço

Mesa II – Quais os desafios à promoção da coordenação e como enfrentá-los?

Por que a coordenação da Sociedade Civil poderia enfrentar dificuldades? Como essas dificuldades poderiam ser superadas? Quais as estratégias disponíveis para promover uma melhor coordenação do terceiro setor?

Debatedores:

• Ricardo Paes de Barros (Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper)
  • Sérgio Lazzarini (Professor Titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper)

Mediador:

• André Portela (FGV EESP)

Intervalo para café

Mesa III – Existem soluções práticas exitosas?

Existem soluções de coordenação da ajuda da sociedade civil que foram exitosas? Quais os ingredientes centrais destas soluções?

Debatedores:

• Haroldo Rocha (Secretário-Executivo de Educação do Estado de São Paulo)
  • Wanda Engel (Diretora do Instituto Synergos Brasil)

Mediadora:

• Raquel Guimarães (UFPR)

Encerramento

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,