Home/Agenda de Eventos/Conversa Periódica | Jornalismo com recorte local, de raça e gênero

Webinar

Em meio a desertos de notícias – inclusive nas grandes cidades – surgem iniciativas de jornalismo local e de nicho dedicadas a contar histórias negligenciadas ou estereotipadas pela imprensa tradicional. Gênero, raça, direitos humanos e política local são temas recorrentes em projetos que enfrentam desafios diários que vão do racismo à profissionalização da equipe e acesso a equipamentos para poder desempenhar o trabalho.

No webinar Jornalismo com recorte local, de raça e gênero, o quarto episódio da série Conversa Periódica, convidamos os jornalistas Pedro Borges, co-fundador e editor chefe do Alma Preta, Regiany Silva, co-fundadora do Nós, mulheres da periferia, e Tamires Coelho, professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A abertura institucional foi realizada por Natália Mazotte, Coordenadora Acadêmica da área do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper, e a mediação da conversa por Luiza Bodenmüller, idealizadora e editora da newsletter Periódica.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 16/12/2020

Horário: 20h00

INSCRIÇÕES

16/12/2020 - Webinar: Conversa Periódica | Jornalismo com recorte local, de raça e gênero

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Luiza Bodenmüller

Jornalista, criadora e editora da newsletter Periódica. É mestre em Ciências da Comunicação na ECA/USP e especialista em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. É gerente de estratégia do Aos Fatos e é a única brasileira a fazer parte da primeira turma do Entrepreneurial Journalism Creators Program na Newmark J-School da CUNY, curso focado em aceleração de veículos de nicho como a Periódica.

Pedro Borges

Co-fundador e editor chefe do Alma Preta. Jornalista formado pela UNESP, Pedro Borges compõe a Rede de Jornalistas das Periferias, a Coalizão Negra por Direitos e a diretoria de comunicação da escola de samba Camisa Verde e Branco. Pedro também é colunista da Mídia Ninja e colaborador do Yahoo Notícias e Uol.

Regiany Silva

Moradora da zona leste de São Paulo. Co-fundadora do Nós, mulheres da periferia. Gerente de Produtos no Porvir. Formada em Design Digital, pela Faculdade Impacta de Tecnologia, com pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC, USP e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC São Paulo.

Tamires Coelho

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É vice-coordenadora do Grupo CICLO/UFMT (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania), coordena a Agência Experimental de Comunicação TOCA (UFMT), o Pauta Gênero – Observatório de Comunicação e Desigualdade de Gênero (UFMT), a Revista Laboratorial Fuzuê e desenvolve a pesquisa “Jornalismo Digital em Mato Grosso: Práticas e Construção Identitária em Meios Independentes”.