Congresso Brasileiro de Venture Capital — ABVCAP

Congresso

O 1º Congresso Brasileiro de Venture Capital reuniu gestores de VC, investidores, empresas investidas, incubadoras, entre outros da cadeia do capital empreendedor, além de alunos e alumni no auditório Steffi e Max Perlman. Promovido pela da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), no dia 10 de novembro, o evento discutiu melhorias para incrementar novos negócios no mercado brasileiro.

No evento, a professora Andrea Minardi apresentou uma análise dos investimentos feitos por fundos de participação em empresas brasileiras nos últimos 30 anos. A pesquisa é fruto das Análises Insper-Spectra, projeto que Minardi desenvolve pelo Centro de Pesquisas em Estratégia em parceria com a gestora de fundos Spectra Investiments.

O Congresso foi aberto pelo vice-presidente da ABVCAP, Clovis Meurer, que apresentou uma síntese dos principais marcos da história da indústria do capital empreendedor nos últimos anos.

O evento abordou também temas como: instrumentos de investimentos em venture capital, em painel moderado pelo professor de empreendedorismo Marcelo Nakagawa; razões para investir em venture capital; a importância de empresas inovadoras no fomento a startups de suas cadeias produtivas; questões contratuais das operações; como incubadoras, anjos e aceleradoras estão preparando pequenas empresas para atrair o investidor; diferenças, vantagens e desvantagens entre práticas e estruturas nacionais e internacionais de investimento em venture capital entre outros.

Acesse aqui a apresentação da professora Andrea Minardi: Uma análise da indústria brasileira de private equity e venture capital nos últimos 30 anos.

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.