Conexões entre Design, Inovação e Engenharia

Inscrições encerradas
Data: 22 de julho (terça-feira)
Local: Insper | Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo

19h às 19h30 Welcome Coffee
19h30 às 19h40 Abertura com Irineu Gianesi (Diretor de Novos Projetos Insper)
19h40 às 20h10 Palestra com Carlos Teixeira (ORGE Innovation Consulting)
20h10 às 20h30 Apresentação com Mario Fioretti (Diretor Industrial de Design & Inovação da Whirlpool)
20h30 às 21h Mesa redonda – Mediação Heloisa Neves (Professora de Design da futura Escola Engenharia Insper)
21h Encerramento do evento.

Inscrições encerradas

Participantes

Carlos Teixeira Carlos Teixeira é desde 2003 professor de design estratégico na Parsons The New School for Design localizada em Nova Iorque e fundador da empresa de consultoria em design estratégico ORGE Innovation Consulting. Carlos desenvolve pesquisa e projetos de inovação que utilizam as metodologias e ferramentas de design estratégico. Carlos é doutor em Design pelo Institute of Design, localizado em Chicago, nos Estados Unidos. No Brasil formou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio.
Irineu Gianesi Atualmente responsável pelo projeto e implantação de novos programas acadêmicos de graduação e pós-graduação em tempo integral.Anteriormente e por oito anos, foi responsável pelos programas de pós-graduação lato sensu do Insper, incluindo os programas de MBA Executivo, Certificates e LLM, coordenando também os processos de certificação internacional da escola. Professor do Insper nos programas de MBA Executivo, Graduação e Educação Executiva. Está cursando o doutorado na Cranfield University, Reino Unido. Tem Mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP
e especialização em Administração pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas.É certificado em “Production and Inventory Management” (CPIM) pela APICS. Conta com uma experiência acadêmica de 24 anos em pesquisa e cursos de graduação, tanto na Escola Politécnica da USP como no Insper, e em cursos MBA Executivo em escolas de primeira linha de São Paulo. É autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros na área de Operations Management. Conta com experiência de 28 anos como profissional e consultor de empresas como Embraer, Natura, 3M, Unilever, Copersucar, Souza Cruz, Monsanto, Cargill, Rhodia, Tubos Tigre, Accenture, PriceWaterhouse, Ceras Johnson, Itautec-Philco, Hewlett Packard, Embraco, entre outras.
Heloisa Neves Heloisa Neves chegou ao Insper em 2014 para integrar a equipe dedicada ao desenvolvimento do projeto da Escola de Engenharia.Arquiteta pela Unesp Bauru, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutoranda em Design e Arquitetura pela FAU USP, tendo sido bolsista na Universidad de Sevilla. Entre os temas de seu interesse, estão: open design, fab lab, fabricação digital, design como processo. Cursos realizados: Fab Academy, na Fab Lab Barcelona, ministrado pelo professor Neil Gershenfeld, do CBA-MIT, e coordenado pela rede Fab Lab.Tem experiência como professora e coordenadora de curso de Design. É sócia do Fablab Garagem, proprietária da empresa We Fab e diretora executiva da associação Fab Lab Brasil. Experiência como facilitadora de workshops sobre design thinking, maker innovation e fab lab kids. Palestrante em diversos eventos sobre a rede Fab Lab e os processos maker.
Mario Fioretti Mario Fioretti atua como Diretor de Design na Whirlpool Eletrodomésticos, liderando a equipe responsável pelo desenvolvimento de projetos de design de produtos e inovação em diversas áreas dessa companhia.
Integra também o corpo de service thinkers da EISE – Escola de Inovação em Serviços em São Paulo atuando no board dessa organização que reúne profissionais de diversas categorias em favor do desenvolvimento do design de serviços.
Nascido em 1957 é natural de Santos, SP. Formado em Design Industrial pela Universidade Mackenzie em São Paulo, atua há mais de 30 anos dedicando-se sempre a desenvolvimento de produtos e serviços centrados no usuário.
Atendeu nos últimos doze meses a mais de uma dezena de entrevistas para veículos de primeira linha como os jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, revistas Exame, Época Negócios e Harvard Business Review, sempre falando sobre o tema Inovação e Design.
Foi convidado a participar como speaker da TEDx Telefònica em São Paulo, falando ao vivo para mais de 3200 pessoas em broadcasting direto para várias filiais dessa empresa no mundo.
Apresentou pontos de vista sobre suas atividades em diversas palestras ministradas em eventos como HBR Business Design, AMCHAM, Evento BrasilShop, Editora Abril, além de assinar uma das recomendações impressas no livro Design Driven Innovation do professor Roberto Verganti.
Foi jurado convidado do Premio Internacional na categoria de Design de Serviços da publicação Core 77 de Nova York em 2014.