Home/Agenda de Eventos/Compra de terras por estrangeiros: ameaça ou oportunidade?

Webinar

É inconteste a necessidade de capital de longo prazo para fortalecimento da atividade agropecuária brasileira. O ingresso deste capital via aquisição de ativos é uma alternativa que está novamente posta na mesa, por meio do projeto de lei 2.963/2019 sobre a flexibilização de compra e posse de terras por estrangeiros.
Em discussão no Congresso Nacional, tal projeto, no entanto, está longe de ser unanimidade dentro do próprio setor do agronegócio. Mesmo que cercada de cuidados para temas mais sensíveis como restrições no bioma amazônico e faixas de fronteira e em função do perfil comprador (ONGs, estatais estrangeiras, etc.) a proposta tem enfrentado resistências. Alguns críticos temem a perda de soberania, enquanto outros alegam preocupação relativa a possível desrespeito a exigências ambientais e trabalhistas.

O Insper Agro Global em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promove o webinar Compra de terras por estrangeiros: ameaça ou oportunidade?, que debateu sobre o projeto de flexibilização de terras que está sendo discutido no Congresso Nacional. O encontro faz parte do Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, patrocinado pelo Itaú-BBA.

Para o debate, convidamos André Pessôa, presidente da Agroconsult, Bartolomeu Braz Pereira, presidente da Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), Jerônimo Goergen, Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, e Renato Buranello, sócio do VBSO Advogados e fundador do IBDA (Instituto Brasileiro de Direito no Agronegócio).

A abertura institucional foi realizada por Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI, e a mediação do debate por Marcos S. Jank, coordenador do Insper Agro Global e membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Leia mais em: Aquisição de terras por estrangeiros: investimentos e geração de renda.

Veja como foi o webinar:

Data: 4/02/2021

04/02/2021 - Webinar: Compra de terras por estrangeiros: ameaça ou oportunidade?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Quer se aprofundar no assunto? Conheça nosso curso:
Gestão e Governança no Agronegócio

Realização:

Patrocínio:

Conheça os participantes

André Pessôa

Presidente da Agroconsult, é membro do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP (COSAG), do Conselho de Informações de Biotecnologia (CIB), Observatório do Empreendedor (OEmp) e do Conselho Curador da Fundação CERTI.

Bartolomeu Braz Pereira

Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e vice-presidente do Instituto Pensar Agro (IPA). Produtor rural em Goiás.

Jerônimo Goergen

Deputado federal do Progressistas-RS. Está no seu quinto mandato parlamentar, tem forte ligação com o agronegócio tendo sido assessor especial do Ministro da Agricultura Pratini de Moraes. É formado em direito.

Julia Dias Leite

Diretora-presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi Secretária Executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). É Fellow do Inter-American Dialogue e Presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.

Marcos S. Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.