Home/Agenda de Eventos/Compliance e sustentabilidade nos negócios: o papel das empresas e da formação de executivos na luta contra corrupção

O Brasil vive um momento de fragilidade institucional e a corrupção se transformou em mais um obstáculo para o desenvolvimento social e econômico do nosso país. Criar sistemas anticorrupção é fundamental, bem como o engajamento da iniciativa privada na identificação e prevenção de práticas corruptas.

Pensando nisso, Insper realiza o evento Compliance e sustentabilidade nos negócios: o papel das empresas e da formação de executivos na luta contra corrupção. O objetivo é debater o papel das empresas, as medidas contra corrupção e a importância na formação de executivos para o combate a desvios de conduta e para a sustentabilidade dos negócios.

A apresentação inicial será feita por Guilherme Donega (consultor da Transparência Internacional). Na sequência, ele se une a Priscila Claro (Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão do Insper e co-presidente da PRME Chapter Brazil) e Carlo Pereira (Secretário executivo do Pacto Global) em debate mediado por Karlis Novickis (professor dos cursos de Compliance do Insper).

Acompanhe ao vivo pelo Livestream:

Informações

Data: 3/10/2018

Horário: 18h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Programação

18h30

Welcome Coffee

19h

Abertura | Marcos Lisboa (Insper)

19h15

Medidas contra corrupção | Guilherme Donega (Transparência Internacional)

20h

Debate | Papel das empresas e a importância na formação de executivos para o combate a desvios de conduta

Moderador: Karlis Novickis (Insper)

Debatedores: Carlo Pereira (Secretário executivo do Pacto Global), Guilherme Donega (consultor da Transparência Internacional) e Priscila Claro (Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão do Insper e co-presidente da PRME Chapter Brazil)

21h30

Encerramento

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Karlis Novickis

Advogado graduado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Direito Criminal pela PUC/SP, LLM em Direito Penal Econômico pela Universidade de Direito de Coimbra/Portugal, e em Administração de Empresas pelo Insper/SP. Após atuar como outside counsel especialista em Direito Penal econômico e Compliance, migrou para a carreira executiva para implantar e gerenciar as Áreas Jurídica e de Compliance. Leciona matérias sobre a Implantação e Gestão de Departamentos de Compliance e Leis anticorrupção no Insper. Participa de diversos eventos sobre Direito, Compliance e Gestão de Departamentos Jurídicos.

Carlo Pereira

Químico e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ele tem MBA em Sustentabilidade pela Universidade de Lüneburg (Alemanha) e especialização em International Leadership Training pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Tem mais de 15 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade corporativa, tais como mudanças do clima, energia renovável e investimento social privado, com passagem por inúmeros setores de empresas brasileiras. Nos últimos quatro anos, Carlo foi gerente corporativo de Sustentabilidade da CPFL Energia e representou a empresa no Comitê Brasileiro do Pacto Global. A experiência em questões climáticas o credenciou para coordenar o Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global entre 2015 e 2017.

Guilherme Donega

Guilherme se formou em direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem especialização em Compliance pela Fordham University, em Direito Tributário pelo Insper e em Políticas Públicas pela Escola de Governo. Foi gerente sênior de Compliance para a General Electric na América Latina. É consultor do Programa de Integridade em Mercados Emergentes.

Priscila Claro

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras com especialização em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento (2007). Realizou seu mestrado em Environmental Sciences and Management, pela Universidade de Wageningen (WUR) na Holanda (2003). Formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras (2001). Atua como membro do Metricis – Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental do Insper e desenvolve projetos e pesquisa nas áreas de responsabilidade corporativa, estratégias sustentáveis e desenvolvimento de relatórios anuais no padrão GRI. Também é co-presidente da PRME Chapter Brazil – plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para escolas de negócios e outras instituições de ensino superior.