Competição e Produtividade no Brasil

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Brasil precisa urgentemente aumentar sua produtividade para conseguir crescer de forma sustentável. E para conseguir essa elevação da produtividade é fundamental estimular a competição na economia.
 
Para discutir a relação entre competição e produtividade, bem como suas implicações para o caso brasileiro, o Centro de Finanças (CeFi) reuniu três dos maiores especialistas sobre o tema no Brasil: Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, Conselheira do CADE; Klênio Barbosa, Professor Assistente do Insper; e Paulo Furquim de Azevedo, Professor Senior Fellow do Insper.

 
Confira como foi:

 

Faça sua inscrição e participe deste importante debate!

Data: 21/05/2018

Horário: recepção a partir das 18h

Local: sala Jorge Paulo Lemann – 1º andar – Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Evento gratuito, vagas limitadas.

 

Programação completa:

18h – Recepção

18h30 – Abertura

  • Marco Bonomo, coordenador do Centro de Finanças – CeFi

18h40 – Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Conselheira do CADE

19h – Klênio Barbosa – Professor Assistente do Insper

19h20 – Paulo Furquim de Azevedo – Professor Senior Fellow do Insper

19h40 – Perguntas e debate

  • Mediação: Gino Olivares, coordenador executivo do Centro de Finanças

20h10 – Encerramento

 

Conheça nossos convidados:

 

Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Conselheira do CADE, é mestre e doutora em Economia pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas – EPGE/FGV, foi visiting scholar na Universidade de Columbia, parecerista da Revista de Direito Administrativo e professora de Economia da FGV e do Global MBA de Manchester. Foi economista no Itaú Asset Management, diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra, economista do Ibre/FGV, economista-chefe do jurídico regulatório da Embratel e secretária-adjunta na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

 

Klênio Barbosa – Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), e doutorado em  Economia pela Toulouse School of Economics (2010). Atualmente é professor assistente do Insper, onde leciona as disciplinas de Teoria da Firma (doutorado), Finanças Corporativas e Microeconomia Bancária (mestrado). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Regulação, Contratações Públicas, Microeconomia Bancária e Finanças Corporativas. Tem artigos publicados em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais, entre eles Journal of Money, Credit, and Banking, e Journal of Banking and Finance. Também é revisor de revistas acadêmicas nacionais e internacionais, tais como Journal of Public Economics, International Journal of Industrial Organization, Journal of Banking and Finance.

 

Paulo Furquim de Azevedo – É Professor Senior Fellow e coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper. É graduado em Administração Pública, pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT (pós-doutorado), em 2012, e Visiting Scholar na University of California at Berkeley, em 1994. Antes de se juntar ao Insper, foi professor da Sao Paulo School of Economics – FGV, bem como da USP-RP e da UFSCar, tendo ocupado a função de Coordenador de Pós-Graduação em Economia nas duas primeiras e a de Coordenador de Graduação em Engenharia de Produção na última. Foi também Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de 2006 a 2009, tendo sido o seu presidente interino de 08/2008 a 11/2008, quando acumulou experiência no enforcement de políticas de concorrência e regulação de mercados. Desta experiência, resultaram convites variados para apresentação em fóruns como a International Competition Network, International Bar Association, entre outras. Em 2016, recebeu o prêmio Competition & Anti-trust Advisory Firm Of The Year, da Corporate LiveWire – Global Awards 2016, tendo sido também referenciado pela Global Competition Review – Who is Who – como Most Highly Regarded Competition Economist in Brazil.

 

Inscreva-se:

Realização:

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco