Como as democracias morrem e o caso do Brasil

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

09/08/2018 - Como as democracias morrem e o caso do Brasil

  • Autor do livro How Democracies Die falará sobre o cenário brasileiro

    No livro How Democracies Die (Como as democracias morrem), os cientistas políticos da Harvard University Steven Levitsky e Daniel Ziblatt explicam como o processo democrático colapsa e como isso pode ser evitado. Nele, os autores identificam os desvios em padrões de convívio político que colocam em risco as democracias e as características de líderes que podem reverter o processo democrático. O livro foi lançado no início deste ano, quando figurou na lista dos mais vendidos. No Brasil, será lançado em setembro pela editora Zahar.

    No dia 9 de agosto, Levitsky estará no Insper para falar sobre os sinais que apontam quando uma democracia está em risco, abordando o cenário brasileiro. Participam do evento o ministro do STF Luís Roberto Barroso e o cientista político Marcus André Melo (UFPE), com mediação da jornalista Mônica Waldvogel.

     

    Confira a programação completa e inscreva-se

    Data: 09/08/2108

    Horário: Recepção a partir das 8h

    Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Insper

    Rua Uberabinha s/n, Vila Olímpia - São Paulo / SP

    Entrada e Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n

     

    Programação:

    8h - Welcom coffee

    8h30 - Abertura Marcos Lisboa (Insper)

    8h35 - Como as democracias morrem

    • Steven Levitsky (Harvard University)

    9h20 - Comentários

    • Ministro Luís Roberto Barroso (STF)
    • Marcus Melo (UFPE)

    9h50 - Debate com mediação de Mônica Waldvogel

    11h - Encerramento

     

    Conheça nossos convidados:

    Steven Levitsky: é professor Harvard University. Seus interesses de pesquisa incluem partidos políticos, autoritarismo e democratização, instituições fracas e informais, com foco na América Latina. Atualmente, ele está envolvido em pesquisas sobre a durabilidade dos regimes revolucionários, a relação entre populismo e autoritarismo competitivo, problemas de construção partidária na América Latina contemporânea e colapso partidário e suas conseqüências para a democracia no Peru.

    Luís Roberto Barroso: ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Atuou também como advogado e como procurador do Estado do Rio de Janeiro. É professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade de Brasília (UnB). Barroso formou-se bacharel em direito pela (UERJ). Tornou-se mestre (Master of Laws) pela Yale Law School (EUA) e livre docente e doutor pela UERJ. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Harvard University.

    Marcus André Melo: é professor titular de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ph.D em ciência política pela Sussex University, no Reino Unido, fez o pós-doutorado no Massachusets Institute of Technology. Foi professor visitante ocupando a Cátedra Coca-Cola Company na Universidade de Yale. Foi também resident scholar na Rockefeller Foundation. Foi consultor do Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Mônica Waldvogel: é jornalista da GloboNews, apresentadora do programa de entrevistas Entre Aspas e comentarista política e econômica do GloboNews em Pauta.

     

    Evento gratuito.

    Inscreva-se:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 Insper

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco