Home/Agenda de Eventos/A multidisciplinaridade da ciência de dados

Muitos dados são gerados diariamente e quase todos podem ser analisados e mensurados. No entanto, é necessária uma análise adequada para que se transformem em informação que faça a diferença no planejamento das empresas, seja para entender as preferências do consumidor ou estimar tendências e fazer previsões mais assertivas para o rumo dos negócios. Nesse cenário, surge a necessidade de um novo profissional nas empresas: o cientista de dados.

Para entender mais sobre o tema, o Núcleo de Pesquisa Ciência de Dados e Decisão do Insper reúne Julio Trecenti (USP) – Clique aqui para acessar a apresentação, Patricia Novais (SulAmerica), Rebecca Barros (Accenture) – Clique aqui para acessar a apresentação e Paulo de Tarso (BLU365) no workshop A multidisciplinaridade da ciência de dados. Eles falaram sobre o cientista de dados na dinâmica das empresas, além de contar experiências de mercado.

O evento faz parte das ações do Programa Avançado em Data Science e Decisão do Insper, criado para formar cientistas de dados capazes de fazer esta transformação que será o centro do debate.

Veja como foi:

Informações

Data: 10/05/2019

Horário: 12h30

Local: Sala 407 – 4° andar - Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

12h30

Credenciamento

12h50

Abertura Institucional

13h

Programação em ciência de dados: academia, mercado e futuro profissionais | Com Julio Trecenti

13h40

A ciência de dados na SulAmerica e nas organizações | com Patricia Novais

15h20

Intervalo

15h40

Debate:

Julio Trecenti (USP);
Patricia Novais (SulAmerica);
Rebecca Barros (Accenture);
Paulo de Tarso (BLU365);

17h

Encerramento

INSCRIÇÕES

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

Insper

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Julio Trecenti

Julio é o faxineiro de dados. Doutorando em Estatística pelo IME-USP. Sóci-fundador da Curso-R. Secretário-geral da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Presidente do CONRE-3a Região. Sócio da Terranova Consultoria. Trabalha com web scraping, arrumação de dados, construção de modelos preditivos, APIs, pacotes em R e dashboards em Shiny. Coordenador e ministrante de diversos cursos sobre R, ciência de dados e jurimetria.

Patricia Novais

Patricia Novais é cientista de dados da SulAmérica Saúde, doutora e mestra em astrofísica e bacharela em física pela USP. Durante quase 15 anos de carreira acadêmica, desenvolveu diversas pesquisas na área de astrofísica extragaláctica, tendo trabalhado no estudo de formação e evolução de galáxias, populações estelares e fusões de galáxias. Atualmente emprega o arcabouço desenvolvido em anos de pesquisa para realizar estudos e projetos em Ciência de Dados, mais especificamente no contexto da saúde suplementar .

Rebecca Barros

Rebecca Barros é uma Executiva Senior em Digital Analytics no escritório do Rio de Janeiro da Accenture. Possui Doutorado e Mestrado em Economia pela FGV/EPGE, ambos focados nos temas de análise de dados (Doutorado: Price Seting And Macroeconomics Variables: Evidence from Brazilian CPI & Mestrado: Medidas de Core Inflation para a economia brasileira). Possui 20 anos de experiência em soluções analíticas. Atua em diversas indústrias na concepção e desenvolvimento de projetos de analytics/big data. Gerencia e lidera times de cientistas de dados e de gestores de negócios

Paulo de Tarso

Paulo de Tarso atua nas áreas de Crédito, Cobrança, Estratégia e CRM em serviços financeiros desde 1997. É estatístico e mestre em estatística formado no IME-USP. Tem MBA pela Deusto Business School (Espanha) além de programa executivo de liderança pela London Business School. Foi executivo de grandes bancos de varejo no Brasil passando por Banco Itaú (head de modelagem de risco de crédito), Banco Real (head de riscos e head de CRM) e Banco Santander (head de riscos varejo e diretor de Cobrança). É sócio fundador da Fintech BLU365 e atua como strategic advisor de algumas empresas brasileiras e estrangeiras: Guiabolso, Cignifi e Banco Fibra.