Home/Agenda de Eventos/Ciência de Dados e os desafios na Saúde pós-pandemia

Webinar

A ciência de dados abrange a preparação de dados para análise, incluindo limpeza, agregação e manipulação para realizar análises avançadas, combinando vários campos, incluindo estatísticas, métodos científicos, inteligência artificial (IA) e análise para extrair valores.

No webinar Ciência de dados e os desafios na Saúde pós-pandemia, convidamos Alexandre Chiavegatto Filho, diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde e Luana Araujo, médica infectologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para discutir os principais desafios da ciência de dados em um mundo pós-pandemia, contextualizando as lições aprendidas com a pandemia da Covid-19, os novos desafios e as oportunidades que temos como sociedade para melhor usar esses conhecimentos na área da saúde. A mediação e abertura institucional foi realizada pelo coordenador do Programa Avançado em Data Science do Insper, André Filipe.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 21/09/2021

Realização:

Conheça os participantes

Alexandre Chiavegatto Filho

Possui graduação em economia pela Universidade de São Paulo, doutorado em direto em Saúde Pública pela USP e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É professor livre docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Em 2020, recebeu o Prêmio Abril e Dasa de Inovação Médica. Nos últimos anos, tem sido o pesquisador principal de projetos de inteligência artificial em saúde financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, CNPq, Microsoft e Fundação Lemann. É o diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP

André Filipe

É docente em tempo integral na área de data science no Insper e coordena o Programa Avançado de Pós em Data Science. Doutor em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal do ABC com estudos na área de big data, machine learning e engenharia de software. Membro do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Luana Araujo

Médica infectologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em saúde pública e primeira Sommer scholar do país pela Johns Hopkins School of Public Health. Com atuação internacional em saúde pública em países de diferentes continentes e contextos, além de experiência governamental global na gerência da crise da Covid-19, atualmente também desenvolve trabalho como consultora médica analytics do Hospital Albert Einstein em São Paulo.