Home/Agenda de Eventos/Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual

Webinar

O desenvolvimento urbano é o conjunto de ações, estratégias e instrumentos necessários para a transformação da cidade. Quais seriam as propostas de alteração para que os processos de licenciamento ocorressem com a mesma agilidade que as mudanças de usos e costumes da população? Como o poder público poderia avançar em questões como habitação, meio ambiente e mobilidade, criando cidades policêntricas e tecnológicas, frente a uma regulação tão ampla e burocrática?

No webinar Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual, Luciane Virgilio, arquiteta e professora do Insper fará a apresentação. Fernando Chucre, Deputado Federal por São Paulo de 2006 a 2011, e Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas farão a mediação do evento. A abertura institucional será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Inscreva-se e participe!

Data: 14/07/2021

14/07/2021 - Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Fernando Chucre

Arquiteto urbanista. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017); presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo (2011/2015); e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011/ 2014). Foi deputado federal por São Paulo (2006/ 2011), atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Sócio-diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo (1990/2006).

Luciane Virgilio

Arquiteta urbanista e mestre em engenharia civil e urbana com especialidade em gerenciamento imobiliário (real estate) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com mais de 25 anos de experiência, é especializada na coordenação e gerenciamento de equipes e desenvolvimento de projetos urbanos decorrentes da implantação de empreendimentos residenciais, industriais e logísticos, além do encaminhamento dos licenciamentos junto aos municípios e estados. Atualmente tem um portfólio de mais de 40 milhões de m² em áreas desenvolvidas ou em fase de desenvolvimento.

Raul Juste Lores

Autor do livro São Paulo nas Alturas (finalista Prêmio Jabuti, 2018), e colunista diário na rádio CBN. Foi correspondente em Pequim, Washington, Nova York e Buenos Aires, foi diretor da revista Veja São Paulo e editor de economia na Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes em 2011 pela difusão da arquitetura.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora. Com Marisa Moreira Salles, fundou o Arq.Futuro (plataforma de discussão sobre o futuro das cidades no Insper) e o site Por Quê? Economês em Bom Português (plataforma de discussão de economia). É professor nos cursos de urbanismo e do portfólio de Cidades.