Home/Agenda de Eventos/Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual

Webinar

O desenvolvimento urbano é o conjunto de ações, estratégias e instrumentos necessários para a transformação da cidade. Quais seriam as propostas de alteração para que os processos de licenciamento ocorressem com a mesma agilidade que as mudanças de usos e costumes da população? Como o poder público poderia avançar em questões como habitação, meio ambiente e mobilidade, criando cidades policêntricas e tecnológicas, frente a uma regulação tão ampla e burocrática?

No webinar Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual, Luciane Virgilio, arquiteta e professora do Insper fez a apresentação. Fernando Chucre, Deputado Federal por São Paulo de 2006 a 2011, e Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas realizaram a mediação do evento. A abertura institucional foi conduzida por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

:

Data: 14/07/2021

Realização:

Conheça os participantes

Fernando Chucre

Arquiteto urbanista. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017); presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo (2011/2015); e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011/ 2014). Foi deputado federal por São Paulo (2006/ 2011), atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Sócio-diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo (1990/2006).

Luciane Virgilio

Arquiteta urbanista e mestre em engenharia civil e urbana com especialidade em gerenciamento imobiliário (real estate) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com mais de 25 anos de experiência, é especializada na coordenação e gerenciamento de equipes e desenvolvimento de projetos urbanos decorrentes da implantação de empreendimentos residenciais, industriais e logísticos, além do encaminhamento dos licenciamentos junto aos municípios e estados. Atualmente tem um portfólio de mais de 40 milhões de m² em áreas desenvolvidas ou em fase de desenvolvimento.

Raul Juste Lores

Autor do livro São Paulo nas Alturas (finalista Prêmio Jabuti, 2018), e colunista diário na rádio CBN. Foi correspondente em Pequim, Washington, Nova York e Buenos Aires, foi diretor da revista Veja São Paulo e editor de economia na Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes em 2011 pela difusão da arquitetura.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora. Com Marisa Moreira Salles, fundou o Arq.Futuro (plataforma de discussão sobre o futuro das cidades no Insper) e o site Por Quê? Economês em Bom Português (plataforma de discussão de economia). É professor nos cursos de urbanismo e do portfólio de Cidades.