Cenário competitivo e evolução regulatória da indústria de pagamentos brasileiros

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

No dia 24 de novembro, em evento organizado pelo Centro de Estudos em Negócios e pelo Centro de Finanças, apresentamos pesquisa sobre o mercado de cartões de crédito e débito no Brasil. Especialistas trouxeram um panorama da indústria de meios de pagamentos brasileiros e debateram sobre o tema com o público presente.

Acesse o estudo A Indústria de Meios de Pagamento no Brasil movimentos recentes, de Adriana Hernandez Perez e Claudia Bruschi, que embasou o evento.

Veja como foi o evento clicando no vídeo abaixo:

Programação (clique no nome do palestrante para acessar o shortbio):

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura com

Paulo Furquim de Azevedo, Coordenador do Centro de Estudos em Negócios


Paulo Furquim de Azevedo é graduado em Administração Pública, pela FGV e é Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Já foi professor da Sao Paulo School of Economics – FGV, da USP-RP e da UFSCar, tendo ocupado a função de Coordenador de Pós-Graduação em Economia nas duas primeiras e a de Coordenador de Graduação em Engenharia de Produção na última. Hoje é Professor Senior Fellow e coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper. Também já foi Conselheiro e Presidente Interino do CADE (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência) e tem diversas publicações nas áreas de: defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, e Direito e Economia.

9h20 – Apresentação da pesquisa “Verticalização na Indústria de Meios de Pagamento”, com

Adriana Azevedo Hernandez Perez, professora do Insper.


Adriana Hernandez Perezé especialista nos temas de regulamentação econômica, política da concorrência e organização industrial, já tendo escrito diversos artigos sobre os temas citados. É formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em ciências econômicas, e mestre pela Fundação Getúlio Vargas, Ph.D pela Université Toulouse 1 Capitole em economia. Hoje é professora do Insper, já tendo atuado em diversas áreas do mercado e da academia, inclusive como consultora do Banco Mundial, gestora de P&D no Banco Itaú e consultora, pesquisadora e professora convidada da FGV.

10h – Apresentação sobre “Concorrência e regulação no mercado de dois lados (meios de pagamento)”, com

Marcelo Nunes, Coordenador-geral de Análise Antitruste 2 do CADE


Marcelo Nunes de Oliveira é Coordenador-Geral de Análise Antitruste 2 do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Defesa da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já atuou como Gerente de Negócios do Banco de Brasília e ocupou outros cargos dentro do CADE antes de chegar a sua posição atual como Coordenador-Geral.

10h40 – Intervalo

10h55 – Apresentação sobre “Efeitos da Verticalização da Indústria de Meios de Pagamento no Varejo “, com

Paulo Solmucci, Presidente da ABRASEL


Paulo Solmucci é Presidente Executivo da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já atuou como administrador de vendas na Vale do Rio Doce e Diretor de Aviação da empresa Líder Táxi Aereo.

11h50 – Apresentação sobre “As reformas microeconômicas e seu impacto na dinamização da economia”, com

João Manoel Pinho de Mello, chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda


João Manoel Pinho de Mello possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1996), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e PhD em Economia pela Stanford University (2005). Foi professor assistente (2004-2010) associado (2010-2013) do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Insper. Foi secretario-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e coordenador da America Latina Crime and Policy Network (AL CAPONE) da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA). Dedica-se à pesquisa nas áreas de microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia política, tendo publicado inúmeros artigos em periódicos nacionais e internacionais de primeira linha. É atual chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômica do Ministério da Fazenda, Governo Federal.

12h30 – Encerramento

Data: 24/11/2017

Horário: recepção a partir das 08h30

Local: Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Infelizmente, as inscrições para esse evento estão encerradas.

Cadastre em nossa agenda de eventos para acompanhar nossas iniciativas.

 

Realização:

   

 

voltar

Centro de Finanças

Nosso centro desenvolve pesquisas, atividades e eventos que abordam as áreas de finanças e macroeconomia.

Acesse o site do CeFi.

Centro de Estudos em Negócios

Nosso centro é dedicado à produção e disseminação de pesquisas para transformar organizações e ambiente de negócios no Brasil.

Fique por dentro do CENEg.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco