Home/Agenda de Eventos/Caso Espírito Santo vis-à-vis o caso brasileiro

Webinar

Em Decadência e Reconstrução Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo, Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado buscam explicar por que a corrupção atingiu tamanho grau de institucionalização naquele estado, ainda na década de 90, e, sobretudo, como foi possível traçar uma rota de recuperação.

No webinar Caso Espírito Santo vis-à-vis o caso brasileiro, que marcou o lançamento da obra, fizemos um mergulho no sismo que abalou o poder no Espírito Santo e no caminho encontrado para livrá-lo do problema, pavimentado por uma operação que envolveu a sociedade civil, lideranças empresariais e, claro, políticas. Um alerta do passado capixaba para o país do presente – e do futuro.

Para a conversa, convidamos Carlos Melo, professor Senior Fellow do Insper, Malu Delgado, editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico, Milton Seligman, professor do Insper, Global Fellow do Woodrow Wilson Center, integrante do Conselho de Administração da Ambev e conselheiro da Fundação Lemann, e Nelson Jobim, Relações Institucionais e Políticas de Compliance do Banco BTG Pactual. A abertura institucional da conversa foi realizada por Marcos Lisboa, presidente do Insper, e a mediação por Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.futuro de Cidades do Insper e editor na Bei.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Para adquirir o livro acesse.

Veja como foi o webinar:

Data: 3/12/2020

03/12/2020 - Webinar: Caso Espírito Santo vis-à-vis o caso brasileiro

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Carlos Melo

Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog no jornal O Estado de S. Paulo. Coautor do livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo.

Malu Delgado

Jornalista, mestre em Globalização e América Latina pela University of London e pós-graduanda em Políticas Públicas no Insper. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo, repórter da revista piauí, correspondente da Deutsche Welle Brasil e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é editora-assistente de Política do jornal Valor Econômico. Coautora do livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo.

Milton Seligman

Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann. Coautor do livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo.

Nelson Jobim

Advogado, foi Deputado Federal, membro da Assembléia Nacional Constituinte, Ministro da Justiça no governo de FHC e Ministro da Defesa nos governos Lula e Dilma. Foi Ministro e Presidente do STF. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração e responsável por Relações Institucionais e Políticas de Compliance do Banco BTG Pactual.

Rinaldo Gama

Jornalista, é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, atua como coordenador de conteúdo do Laboratório Arq.futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de Pós-graduação lato sensu em jornalismo cultural.