Capitalismo de Laços no Brasil: Há Sinais de Mudança?

29/08/2018 - Capitalismo de Laços no Brasil: Há Sinais de Mudança?

• Publicado pela primeira vez em 2010, Capitalismo de laços é reconhecido como uma obra essencial para a compreensão da complexa dinâmica estabelecida no Brasil entre as empresas e o governo. Apoiado em rigorosa pesquisa, Sergio Lazzarini desvenda os laços de compadrio e de troca que atravessam a história econômica brasileira desde a década de 1990, analisando seu impacto sobre o desenvolvimento econômico do país.

O livro mostra os mecanismos pelos quais o Estado estabelece vínculos com determinados empresários ou grupos, aos quais oferece facilidades e benefícios, ajudando a tecer uma rede de interesses entrecruzados que favorece aqueles mais bem conectados e com mais capacidade de influenciar políticas públicas.

A nova edição da obra foi inteiramente revisada e acrescida de um amplo posfácio em que o autor complementa e atualiza as informações originais, apresentando uma análise minuciosa das políticas econômicas, do comportamento das empresas e dos acontecimentos ocorridos no Brasil nos últimos anos. O novo prefácio de Claudio Haddad, presidente do conselho deliberativo do Insper, apresenta elementos para a contextualização da análise de Lazzarini ao panorama contemporâneo do país.

No momento atual, em que a persistência do patrimonialismo na sociedade e no ambiente político brasileiro tem sido amplamente debatida, Capitalismo de laços surge como uma fonte de pesquisa, informação e reflexão extremamente oportuna e esclarecedora.

Sérgio Lazzarini

Sérgio Lazzarini é o professor titular da Cátedra Chafi Haddad, que tem por objetivo desenvolver pesquisas e promover debates voltados à ciência da administração, com foco na relação entre o setor público e privado, assim como temas de estratégia empresarial e investimentos de alto impacto social e ambiental. É Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular do Insper, atuou como diretor de pós-graduação stricto sensu de 2013 a 2015 e liderou o Centro de Estudos em Negócios de 2003 a 2006. Foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. As duas experiências resultaram em livros: Capitalismo de Laços, publicado em 2010 pela editora Campus Elsevier, e Reinventing State Capitalism: Leviathanin Business, Brazil and Beyond, em co-autoria com Aldo Musacchio, lançado nos Estados Unidos no início de 2014 pela Harvard University Press. Além disso, tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais de destaque, como Strategic Management Journal, Academy of Management Journal, Organization Science e Strategic Entrepreneurship Journal.

Programação completa:
    18h30-19h: Recepção
    19:00-19:10 Abertura com Claudio Haddad
    19:10-19:30 Capitalismo de laços no Brasil: há sinais de mudança? (Sergio Lazzarini)
    19:30-20:15 Debate com Marcos Lisboa, Pedro Passos e Vinicius Torres Freire
    20:15-20:45 Perguntas e Respostas
    20:45-21:30 Sessão de autógrafos

Faça sua inscrição e participe!

Data: 29/08/2018

Horário: recepção a partir das 18h30

Local: Sala Jorge Paulo Lemann – 1º andar | Insper

Rua Quata, 300 - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Entrada e Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Evento gratuito.

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.