Home/Agenda de Eventos/Caminhos para a construção do novo “normal” na Educação

Webinar

O webinar Caminhos para a construção do novo “normal” na educação, mais um promovido pela parceria entre o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e o JOTA aconteceu no dia 22/05, às 11h30, com as participações de Nuno Crato, ex-ministro de Educação e Ciência de Portugal e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, Tadeu da Ponte, professor e coordenador do Processo Seletivo do Insper e Jorge Lira, idealizador e coordenador do Programa Foco na Aprendizagem..

A PARCERIA — Com o objetivo de apoiar não só os tomadores de decisão, mas também a sociedade de forma geral, que se preocupa com este momento, CGPP do Insper e o JOTA firmaram parceria para promover série de webinars. O objetivo é destacar os impactos e alternativas para este momento.

“Acreditamos que o debate em torno de conteúdos relevantes poderá apoiar o Brasil a atravessar esse momento de maneira fundamentada e buscando sempre o bem-estar da sua população”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.

Veja como foi o Webinar:

Data: 22/05/2020

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Jorge Lira

Jorge Lira é professor titular do Departamento de Matemática da UFC, por onde obteve o título de Doutor em Matemática (2000). Realizou diversos estágios como professor visitante em Stanford, Université Paris VII, Hausdorff Institute (Bonn, Alemanha) e Universitá di Milano, dentre outras. É autor de mais de 40 artigos em periódicos internacionais, resultantes de colaborações e supervisões de doutorado e pós-doutorado. Coordenou o PRONEX Núcleo de Excelência de Análise Geométrica entre 2011 e 2015 e a Pós-Graduação em Matemática da UFC de 2010 a 2012. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013 e recebeu, em 2013, o Prêmio Jovem Cientista da Academia de Ciências para os Países em Desenvolvimento (TWAS). Coordena, atualmente, projetos internacionais como CAPES/COFECUB com universidades francesas e é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. É membro do Conselho Técnico-Científico do IMPA e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática. Desde abril de 2017, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará (UFC/FUNCAP/SEDUC), coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado e nos municípios de Fortaleza e Sobral. Nesta condição, é um idealizadores e coordenadores do Programa Foco na Aprendizagem.

Nuno Crato

Foi Ministro de Educação e Ciência de Portugal entre 2011 e 2015. Durante o seu mandato a escolaridade obrigatória foi alargada de nove para 12 anos, o Inglês foi tornado obrigatório ao longo de sete anos escolares consecutivos, o abandono escolar melhorou substancialmente, reduzindo-se de 25% para 13,7%, as taxas de retenção melhoraram e, nas avaliações internacionais TIMSS e PISA de 2015, os alunos portugueses alcançaram os melhores resultados de sempre. Em particular, em Matemática do 4.º ano de escolaridade ficaram à frente de países considerados líderes, como é o caso da Finlândia, e nas três áreas PISA, Portugal pela primeira vez ultrapassou a média da OCDE. Nuno Crato tomou posse como ministro independente depois de uma carreira científica e de intervenção educativa. É desde 2009 professor catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, depois de ter trabalhado nos Estados Unidos durante muitos anos. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010).

Tadeu da Ponte

Professor e coordenador do Processo Seletivo do Insper