Home/Agenda de Eventos/Bogotá: Desafios para o planejamento urbano após a pandemia

Webinar

A série Cidades e planejamento urbano: os desafios e as oportunidades gerados pela pandemia, uma parceria entre o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, Núcleo de Jornalismo do Insper e Instituto Lincoln de Políticas de Solo, anuncia o segundo webinar do ciclo internacional que contou com a presença da Prefeita de Bogotá, Claudia Lopez.

Bogotá é uma cidade de muitas inovações no planejamento urbano, com uma trajetória relevante em instrumentos de política urbana, entre os quais se destacam a contribuição de melhoria, os planos parciais, o anúncio de projeto e a declaratória de desenvolvimento prioritário. Também o transmilenio (sistema de BRT), que é referência para toda a região. Porém, a cidade também compartilha problemas comuns das cidades brasileiras como o congestionamento do transporte público, o déficit de infraestrutura e serviços urbanos e a precariedade habitacional.

Como a cidade tem lidado com esses problemas durante a pandemia? É possível introduzir uma agenda verde e progressista nesse contexto?

O webinar será em espanhol e não haverá tradução simultânea. Para mediar o encontro, contamos com a presença de Camila Maleronka, Coordenadora no Lincoln Institute of Land Policy, Martim Smolka, Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, e Pedro Burgos, Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper.

Participe!

Data: 5/08/2020

Inscrições Encerradas!

Realização:

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Claudia Lopez - Prefeita de Bogotá

Claudia Lopez was elected Mayor of Bogota in October 2019 and started her mandate on the 1st of January 2020. She became the city's first female and also the first openly diverse Mayor in Bogota’s history. She has an emphatic focus on environmental, social and anticorruption issues. Lopez was a Senator of the Republic of Colombia between 2014 and 2018 and the vice-presidential candidate in the 2018 presidential election for the Green Alliance party. As a senator, she set an example in the fight against corruption, with results never seen before, she became a prominent figure in the political arena. The public recognizes her tenacity and enormous capacity for collective action, which led her to make her way into academia and public service, becoming the first woman to be elected by popular vote to Colombia's second most important office. Lopez is a finance and international relations graduate from Universidad Externado de Colombia, holds a Master’s degree in Public Administration and Urban Politics from Columbia University and a Ph.D. in Political Science from Northwestern University.

Camila Maleronka - Coordenadora no Lincoln Institute of Land Policy

Camila Maleronka é arquiteta e consultora com experiência em urbanismo e financiamento urbano. É colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.

Martim Smolk - Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy

Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, USA. Possui formação em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia (1980).

Pedro Burgos - Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia.