Blockchain e disrupturas potenciais

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

No dia 16 de novembro, o Centro de Finanças realizou o seminário para discutir potenciais disrupturas geradas pelo blockchain, os desafios legais e regulatórios e como os agentes reguladores e sociedade estão se preparando para essa inovação.

Blockchain é a base tecnológica de criptomoedas. É um protocolo que guarda registros de transações à prova de violações e permite que duas partes negociem diretamente, sem intermediação de terceiros. Por aumentar a rapidez, diminuir custos e permitir que transações sejam feitas de forma digital, tem diversas aplicações além das criptomoedas, com um potencial disruptivo enorme.

 

Confira como foi o evento no vídeo

 

Data: 16/11/2017

Horário: recepção a partir das 14h

Local: Sala Sebastião Camargo – 1º andar – Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Conheça a programação (clique no nome do palestrante para acessar o shortbio):

14h – Recepção e welcome coffe

14h20 – Boas vindas

Gino Olivares Leandro

É Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2000. Bacharel em Ciências Sociais com Menção em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, em 1992. Foi Economista da Gerência de Estudos Econômicos no Banco Central de Reserva do Peru, de março de 1993 a dezembro de 1994. Também foi Economista da Opportunity Asset Management de abril de 2001 a junho de 2003. Foi também Economista Chefe da Opportunity Asset Management, de julho de 2003 a outubro de 2009, onde era responsável pela cobertura global e do Brasil para os Fundos Multimercados e de Ações, e membro do Comitê de Investimentos. Foi também Economista Chefe da Brookfield Brasil, de maio de 2010 a outubro de 2011, sendo responsável pela cobertura global e do Brasil e membro do Comitê de Investimentos da Brookfield Gestão de Ativos; e assessor do Presidente da Brookfield Brasil. Foi Economista Chefe do Brasil na Vinci Partners, de novembro de 2011 a janeiro de 2014, sendo responsável pela cobertura do Brasil para as diversas áreas da empresa, incluindo Fundos Multimercados, Fundos de Ações, Private Equity, Real Estate, Crédito e Gestão de Património. Foi Professor Adjunto em regime de tempo parcial do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro entre 1997 e 2014. No Insper, leciona desde agosto de 2014 para a Graduação em Administração e Economia (disciplina de Fundamentos de Macroeconomia e Econometria). Também é professor de Macroeconomia para o Mestrado Profissional em Economia. É professor adjunto no Insper desde janeiro de 2015.

 

14h30 – Blockchain, criptomoedas e disrupturas potenciais

Alan De Genaro (Riscométrica)

Managing Partner na Riscométrica, uma boutique de consultoria em modelos de risco & finanças. Integra o quadro de professores do departamento de economia da FEA-USP onde leciona finanças e estatística na graduação e pós-graduação (mestrado & Doutorado). Possui 15 anos de experiencia no mercado financeiro, com passagens pela BM&FBOVESPA e Cetip, onde exerceu, entre outros, os cargos de Superintendente de Riscos e Superintendente de modelagem quantitativa. Em sua formação, obteve pós-doutorado em Matemática aplicada pela Universidade de Nova Iorque e doutorado em estatística pelo IME-USP. Possui artigos publicados nos seguintes periódicos: Journal of Financial Economics, Journal of Banking and Finance, Journal of International Money and Finance, entre outros.

 

15h15 – Aspectos legais e regulatórios decorrentes do desenvolvimento de Blockchain e criptomoedas

Rodrigo de Campos Vieira (Tozzini Freire)

Sócio da área de Mercado de Capitais e Regulação Bancária – Atualmente focado no ecossistema de empreendedorismo e inovação, atuando junto a startups, aceleradoras, empresas interessadas em inovação aberta e investidores em geral, juntamente com o grupo de tecnologia de TozziniFreire Advogados.

 

16h15 – Intervalo

16h30 – Como as organizações, agentes reguladores e sociedade estão se preparando para a potencial disruptura trazida pelo Blockchain

Alan De Genaro
Rodrigo de Campos Vieira.

Moderação: Ricardo Humberto Rocha (Insper)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Fundação Carlos Chagas e da BM&FBOVESPA. Professor de Finanças do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Coautor dos livros Planejamento Financeiro Pessoal e Gestão do Patrimônio – Fundamentos e Prática, Esticando a Mesada, Esticando a Grana, Como Esticar seu Dinheiro, Cálculos Financeiros das Tesourarias, Crédito Análise e Avaliação do Risco, Mercado Financeiro e Análise de Investimento, Testes para Certificação em Finanças e Árvore Binomial e Formação de Preços dos Direitos Contingenciais.

17h30 – Encerramento

 

 

voltar

Centro de Finanças

Nosso centro desenvolve pesquisas, atividades e eventos que abordam as áreas de finanças e macroeconomia.

Acesse o site do CeFi.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.

MBA Executivo em Finanças. Desenvolva-se em finanças corporativas e no mercado financeiro e de capitais

Quer conhecer mais sobre  o Mercado Financeiro? Certificate in Financial Management

Conheça o novo programa de pós-graduação APF – Advanced Program in Finance.

Desenvolva e aprofunde seus conhecimentos em finanças.

Saiba mais.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco