Home/Agenda de Eventos/Avanços e Números da Transação Tributária no Brasil

Webinar

Neste evento, foi analisado o relatório de pesquisa produzido pelo Observatório de Transações Tributárias do Núcleo de Tributação do Insper com o objetivo de monitorar as transações tributárias celebradas entre fiscos e contribuintes, de modo a levantar e publicar dados sobre o perfil, características e os termos das transações pactuadas.

Foram abordados os avanços e números das transações por adesão, das transações individuais, do contencioso de transações tributárias e de iniciativas e legislações estaduais e municipais relacionadas à transação de débitos tributários.

O debate contou com a participação de Cleide Regina, procuradora do município de Blumenau, João Gronet, coordenador geral de Estratégias de Recuperação de Créditos na Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS, Frederico Bastos, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Tributação e Economia Digital do Insper, Daniel Zugman, professor de Direito Tributário em cursos de pós-graduação no Insper, Carla Novo, pesquisadora do Insper e Danilo Carlotti, pós-doutor em economia pelo Insper. A mediação foi feita por Leonardo Alvim, pesquisador do Insper, e a abertura institucional por Vanessa Canado, coordenadora da Pós-Graduação e dos cursos de Educação Executiva em Direito do Insper.

Leitura recomendada:

Apresentação – Avanços e Números da Transação Tributária no Brasil

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 3/11/2021

Horário: 11h00

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Cleide Regina

Procuradora do município de Blumenau. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem pela Faculdade Verbo Educacional, do Rio Grande do Sul, membro fundador do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário - IBDAFT e membro da Câmara de Transação Tributária do município de Blumenau.

João Gronet

Coordenador-geral de Estratégias de Recuperação de Créditos (CGR) na Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS (PGDAU).

Frederico Bastos

Mestre pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV). Advogado e professor do curso de Pós-graduação FGVLAW da Escola de Direito da FGV de São Paulo, do IBMEC e do Insper. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Tributação e Economia Digital do Insper. Membro da Society of Trust and Estate Practitioners e do Grupo de Estudos de Políticas Tributárias da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da Fundação Getulio Vargas.

Daniel Zugman

Mestre em Direito dos Negócios pela FGV. É professor de Direito Tributário em cursos de pós-graduação no Insper, no Ibmec e na FGV. Advogado com atuação na área tributária, sócio do escritório BVZ Advogados.

Carla Novo

Graduada em direito pela PUC/SP, especialista em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e pós-graduada em direito processual civil pelo Curso de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC/SP. É advogada no escritório Mannrich e Vasconcelos Advogados.

Danilo Carlotti

Graduado, mestre e doutor em direito pela USP. Estudou ciência da computação no IME-USP. Pós-doutor em economia pelo Insper e pós-doutorando em ciência da computação pelo IME-USP.

Leonardo Alvim

Professor da pós-graduação e pesquisador do Insper. Procurador da Fazenda Nacional (PGFN). Exerceu os cargos de Procurador-Geral Adjunto de Consultoria Tributária e Previdenciária e de coordenador-geral de Assuntos Tributários. É Doutorando em Direito Tributário pela UFMG, Mestre em Direito Público pela PUC-MG e Especialista em Direito Tributário pela FGV. Também leciona na graduação da Escola Superior Dom Helder Câmara (Belo Horizonte) e nas Pós-graduações do IDP/DF, CEDIN/MG, Edamp/MS e Mackenzie/RJ.

Vanessa Canado

Mestra em direito tributário e doutora em direito pela PUC/SP. Coordenadora da Pós-Graduação e dos cursos de Educação Executiva em Direito do Insper. Foi pesquisadora durante a criação da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2003-2007), onde se tornou professora em 2008. Até 2019, foi professora na Clínica de Prática Jurídica Tributária (Graduação), na Pós-graduação lato sensu e (pós FGVLAW) e no mestrado profissional da FGV DIREITO SP e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo).