Home/Agenda de Eventos/AULA ABERTA | Ciclo de Políticas Públicas, com Ricardo Paes de Barros e Sandro Cabral

Afinal, o que é o ciclo de políticas públicas? Quais são as etapas necessárias para a implementação de um projeto eficiente, eficaz e efetivo? Como os agentes políticos definem o que é prioritário na agenda governamental? Por que é tão importante monitorar essas políticas?

Na aula Ciclo de Políticas Públicas, os professores Ricardo Paes de Barros e Sandro Cabral vão apresentar e discutir as diferentes etapas que envolvem a construção de uma política pública, desde a identificação do problema público até os principais critérios na hora de avaliar os resultados e impactos dessas ações.

Essa é a Aula Aberta Insper para pessoas interessadas em desenvolver conhecimentos sobre temas específicos, atuais e extremamente necessários que envolvem a formulação e avaliação de políticas públicas. Uma oportunidade de atualizar conceitos, debater visões diferentes e conhecer a experiência de estudar no Insper.

Na aula Ciclo de Políticas Públicas, os professores Ricardo Paes de Barros e Sandro Cabral vão apresentar e discutir as diferentes etapas do processo de construção de uma política pública, desde a identificação do problema público até os principais critérios na hora de avaliar os resultados e impactos dessas ações.

O encontro será online!

Data: 3/11/2022

03/11/2022 - Aula aberta Ciclo de Políticas Públicas, com Ricardo Paes de Barros e Sandro Cabral

• DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Realização:

CONHEÇA OS PROFESSORES

Ricardo Paes de Barros

Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) por mais de 30 anos, onde realizou inúmeras pesquisas focadas em questões relacionadas aos temas de desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação no Brasil e na América Latina. Entre 1990 e 1996, Ricardo foi professor visitante da Universidade de Yale e, entre 1999 e 2002, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA. Entre 2011 e 2015, foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Em 2015, assumiu a cátedra do Instituto Ayrton Senna (IAS) no Insper. No Instituto Ayrton Senna, atuou como economista-chefe de 2015 a 2019. Como acadêmico, publicou diversos artigos e livros sobre seus temas de pesquisa, recebendo importantes prêmios em reconhecimento ao seu trabalho. Entre eles, cabe destacar o Prêmio Haralambos Simeonidis em 1995 e em 2000 e o Prêmio Mario Henrique Simonsen em 2000. Ricardo foi agraciado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005, eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2010 e recebeu, em 2012, a primeira edição do Prêmio Celso Furtado em Estudos Sociais, oferecido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS).

Sandro Cabral

Professor Titular do Insper na área de Estratégia e Gestão Pública. Também é Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA. Foi professor visitante na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC-Paris. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública e tem publicado seus trabalhos em periódicos de ponta como Organization Science, Strategic Management Journal, Journal of Management Studies, Journal of Public Administration Research and Theory, Strategic Entrepreneurship Journal, dentre outros.