Home/Agenda de Eventos/As encruzilhadas do mundo e os caminhos do Brasil

Webinar

Com o objetivo de apoiar não só os tomadores de decisão, mas também a sociedade de forma geral, que se preocupa com este momento, Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper e o JOTA firmaram parceria para promover série de webinars. O objetivo é destacar os impactos e alternativas para este momento.

“Acreditamos que o debate em torno de conteúdos relevantes poderá apoiar o Brasil a atravessar esse momento de maneira fundamentada e buscando sempre o bem-estar da sua população”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.

O primeiro webinar aconteceu nessa quarta-feira, 08/04, às 11h30, com o cientista político e professor do Insper Carlos Melo. Com tema As encruzilhadas do mundo e os caminhos do Brasil, a agenda destacou que os sinais evidentes de crise já existiam antes, mas a pandemia tratou de catalisar o processo e ainda o agudizou com um drama humanitário.

A hipótese mais plausível é que mude a natureza dos Estados, abandonando — por um bom tempo, talvez uma década – os padrões de contenção fiscal e plena liberdade para ação dos mercados. O maior desafio para o Brasil será encontrar os atores adequados para o desafio. A conversa foi mediada pelo analista-chefe do JOTA em São Paulo, Fábio Zambeli.

Veja como foi o evento:

Data: 8/04/2020

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Carlos Melo

Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Por meio de uma análise conjuntural isenta e reflexão dsapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil. Colaborador de vários veículos de comunicação, é também colunista do UOL onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira (carlosmelo.blogosfera.uol.com.br). Pesquisador de temas como eleições, partidos, conflito político e liderança política, Melo é integrante da equipe dos Centro de Políticas Públicas, Centro de Liderança e Inovação, todos do Insper. É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições; é Senior Teaching Fellow do Insper e embaixador Alumni. Entre diversos artigos e capítulos de livros, é autor do livro “Collor: o ator e suas circunstâncias” (Novo Conceito)