Home/Agenda de Eventos/Análise Econômica da Responsabilidade Civil de Redes Sociais

Desde o Marco Civil da Internet com seus princípios de neutralidade da rede, privacidade e fiscalização, há um conjunto de diretrizes que rege e garante os direitos e deveres do uso da internet e que serve de base para decisões no âmbito digital.

E em razão do julgamento do mérito do tema 987 pelo Supremo Tribunal Federal, este evento divulgou o estudo que trata sobre a análise econômica acerca de diferentes padrões da responsabilidade civil de plataformas digitais. Este estudo será a primeira tentativa de estimar o impacto econômico no Brasil, a partir da adoção de um standard de responsabilidade mais rigoroso para as redes sociais.

Data: 29/08/2022

Local: Amador Aguiar - 1º andar - Prédio 1

Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

19:00 – Welcome Coffee

19:15 – Abertura

Marcos Lisboa

Ricardo Sennes

19:45 – Apresentação do Estudo

Paulo Sergio Oliveira Ribeiro

Ivar Hartmann

20:15 – Avaliações do Estudo

Luciana Yeung

Silvia Fagá de Almeida

21:00 – Encerramento

Realização:

Conheça os participantes

Ivar Hartmann

Professor de Direito do Insper Professor Associado do Insper. Doutor em Direito Público pela UERJ. Mestre em Direito Público pela PUC-RS. Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School. Ex-Professor Associado e Pesquisador da FGV Direito Rio (2012-2020), onde coordenou o projeto Supremo em Números, o Núcleo de Ciência de Dados Jurídicos e o Centro de Tecnologia e Sociedade. Coordenador Executivo da Revista Direitos Fundamentais e Justiça (Qualis A2).

Luciana Yeung

Doutora em Economia (FGV) Doutora em Economia pela EESP-FGV, com estágio na University of California, Berkeley; Mestre em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin–Madison; Bacharel em Economia pela FEA-USP. Membro fundadora e ex-Presidente (2016) da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Como pesquisadora, dedica-se à área da Análise Econômica do Direito (ou Law and Economics) e Estudos Empíricos em Direito.

Paulo Ribeiro

Professor de Economia do Insper Professor do Insper. Doutor em Economia pelo Insper, Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), Bacharel em Ciências Econômicas pelo Insper. Professor do Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e do Insper. Foi pesquisador visitante na University of Illinois at Urbana Champaign.

Silvia Fagá de Almeida

Doutora em Economia (FGV) Doutora em economia pela EESP-FGV, foi visiting scholar na Columbia University-NY. É diretora da área de concorrência da LCA Consultores e foi diretora de economia (2016-2019) e de mercados digitais (2020-2021) do IBRAC, sendo atualmente conselheira do Instituto. É professora do MBA da FGV.