Home/Agenda de Eventos/Amazônia: agricultura sustentável e a reconstrução da imagem do Brasil

Webinar

O aumento do desmatamento no bioma Amazônico tem afetado a imagem do país, a capitalização das empresas e tem potencial de restringir as exportações do agronegócio brasileiro. O futuro da agropecuária na Amazônia está cada vez mais calcado na integração com a preservação ambiental. Discutimos esse assunto enfocando a necessidade de implementação das políticas públicas de regularização ambiental e fundiária. Também abordamos as ações coordenadas pelo setor privado, tais como moratórias, compromissos, rastreabilidade e monitoramento das cadeias de fornecimento, certificação, pagamentos por serviços ambientais, entre outras. Debatemos, ainda, como a coordenação de políticas públicas e privadas torna-se fundamental para a reconstrução da imagem agroambiental do país.

O Insper Agro Global juntamente com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promoveu o webinar Amazônia: agricultura sustentável e a reconstrução da imagem do Brasil. O encontro faz parte do Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, patrocinado pelo Itaú-BBA.

Para esse debate, convidamos Arnaldo Eijsink, CEO da Agrojacarezinho e ex-diretor do Grupo Carrefour, Izabella Teixeira, ex-Ministra do Meio Ambiente e sênior fellow do CEBRI, João Adrien, assessor especial de assuntos socioambientais do MAPA, e Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil. A abertura institucional e mediação foi conduzida por Julia Dias Leite, Diretora-presidente do CEBRI e Marcos Jank, Coordenador do Insper Agro Global e Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 17/12/2020

Horário: 18h00

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Arnaldo J. J. Eijsink

CEO da Agrojacarezinho (Fazendas São Marcelo). Foi diretor de compras diretas de produtores agropecuários do grupo Carrefour. É engenheiro agrônomo.

Izabella Mônica Teixeira

Ex-Ministra de Meio Ambiente do Brasil (2010-2016), co-presidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, membro da Comissão Global de Geopolítica da Transformação Energética e senior fellow do CEBRI. É bióloga com PhD em planejamento e políticas ambientais, energia e mudança do clima.

João Francisco Adrien Fernandes

Assessor especial de assuntos socioambientais do MAPA. Foi diretor executivo da Sociedade Rural Brasileira. É economista.

Julia Dias Leite

Diretora Presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi Secretária Executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). É Fellow do Inter-American Dialogue e Presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.

Marcos Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.

Paulo Sousa

Presidente da Cargill no Brasil e líder para a América do Sul. Construiu toda sua carreira dentro da empresa, onde está há 30 anos. É zootecnista com especialização em administração de empresas pela FGV.