Home/Agenda de Eventos/Alumni Week | A contribuição da Comunidade Insper à gestão e às políticas públicas do Brasil

Webinar

Neste evento de lançamento do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas, discutimos os papeis de atores como a academia, sociedade civil, empresas e poder público, a relevância das evidências, e como a comunidade Insper pode ajudar a construir, implementar e avaliar políticas públicas que impactem positivamente a sociedade brasileira e a qualidade de vida no país.

No webinar A contribuição da Comunidade Insper à gestão e às políticas públicas do Brasil, contamos com a participação de Letícia Piccolotto, presidente executiva da Fundação BRAVA e fundadora do BrazilLAB, hub de inovação GovTech que conecta startups com o poder público, Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco e Marcos Lisboa, presidente do Insper. A mediação foi realizada pela coordenação do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas Insper, formada por André Caparroz Lopes Pinheiro, Mariana Skaf Esteves da Rocha e Tais Raiher Borges.

Este evento foi uma iniciativa do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas, que tem o objetivo de promover a troca de conteúdos e informações entre diferentes atores para discussões e soluções de problemas relacionados a políticas públicas; de sistematizar e compartilhar conhecimentos adquiridos em casos concretos de gestão e políticas públicas que auxiliem a tomada de decisão em novas iniciativas e contextos; e de contribuir com análises práticas e apartidárias de políticas públicas em todo o país com base em evidências.

Comitês Alumni – Criados a partir do final de 2018, fazem parte de mais uma ação de engajamento da Comunidade Alumni Insper. O objetivo é gerar conexão entre alumni a partir de interesses comuns, auxiliando na identificação de temas relevantes. Saiba mais em Comitês Alumni.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 28/07/2021

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

Realização:

  

Conheça os participantes

André Caparroz Lopes Pinheiro

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP e mestre em Administração de Empresas pelo Insper. Atualmente, é consultor de gestão na Peers Consulting.

Letícia Piccolotto

Presidente Executiva da Fundação BRAVA (www.brava.org.br) e fundadora do BrazilLAB - primeiro hub de inovação GovTech que conecta startups com o poder público. Formada em Relações Internacionais e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui também especialização em Liderança pela Harvard Business School e em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Atuou nos últimos 20 anos em diferentes organizações, como o Banco Goldman Sachs, o Instituto Empreender Endeavor, a Fundação Bloomberg e o Centro de Liderança Pública (CLP). Letícia é colunista do JOTA (www.jota.info) e do UOL (https://govtech.blogosfera.uol.com.br), compõe o Conselho Consultivo do Programa Mulheres na Ciência e Inovação, desenvolvido pelo Museu do Amanhã em parceria com o British Council, e atua como palestrante em temas relacionados ao Empreendedorismo, Liderança Feminina e Tecnologia.

Marcos Lisboa

Sua trajetória abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, ocupou o cargo de vice-presidente da instituição de 2013 a abril de 2015. De 2006 a 2009, exerceu a função de diretor-executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, atuou como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e, de 2003 a 2005, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Marcos foi professor assistente de Economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, de 1996 a 1998, professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. É Ph.D. em Economia pela Universidade da Pensilvânia.

Mariana Skaf Esteves da Rocha

Mestranda em Políticas Públicas e graduada em Administração, ambos no Insper, atualmente é pesquisadora do Núcleo de Direito, Saúde e Políticas Públicas do Insper.

Ricardo Henriques

Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, quando desenvolveu o Programa UPP Social. É membro do Conselho de Administração do Todos pela Educação, Anistia Internacional, GIFE, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Sou da Paz e do Instituto Natura.

Tais Raiher Borges

Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP, mestre em Economia Política Internacional e especialista em Sustentabilidade e Gestão de Projetos de Habitação Social, ambos pela UFRJ. É especialista em Gestão Pública pelo Insper e foi Fulbright Fellow do Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do MIT. Cofundadora da Travessia Políticas Públicas.