Home/Agenda de Eventos/Alice Canabrava: um dos grandes nomes da História Econômica no Brasil

William Summerhill, um dos maiores nomes da história econômica brasileira e professor titular da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e os economistas Marcos Lisboa, Samuel Pessôa, Franciso Luna e Delfim Neto, reuniram-se neste seminário em homenagem à professora Alice Piffer Canabrava.

Eles falaram sobre as contribuições de Canabrava no uso de dados de arquivo em História Econômica. Autora de uma das primeiras pesquisas brasileiras tipicamente acadêmicas da área de História Econômica, venceu preconceitos e barreiras firmando-se como um dos principais nomes dessa área de pesquisa. Veja como foi o encontro:

Sobre Alice Canabrava – A professora Alice Canabrava foi a primeira professora catedrática da Universidade de São Paulo (USP). Mais tarde, tornou-se diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FCEA – hoje, FEA). Foi ainda membro do Conselho Universitário; chefe de Departamento de Ciências Culturais; presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE); e do Conselho Curador da FIPE.

Fundou a Associação Nacional dos Professores Universitários de História (atual Associação Nacional de História) e da Revista Brasileira de História. Já aposentada, ascendeu aos títulos de Professora Emérita da Faculdade e sócia honorária da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE).

Alice nasceu em Araras, interior de São Paulo. Entre 1935 e 1937, frequentou os cursos de Geografia e História, dando novo impulso à vida profissional. Em 1942, defendeu a tese de doutoramento O comércio português no Rio da Prata, considerado pioneiro entre pesquisas tipicamente acadêmicas em História Econômica do Brasil.

Informações

Data: 15/08/2018

Horário: 08h30

Local: Sala Paulo Renato Souza – 2º Andar – Insper

Entrada: Rua Quata, 300 - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Delfim Netto

Formado pela USP, é professor de Economia, foi ministro e deputado federal.

Francisco Vidal Luna

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1980); é professor assistente doutor (aposentado) da Universidade de São Paulo e foi Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo entre 2007-2010. No período 2005-2007 exerceu os cargos de Secretário de Planejamento do Município de São Paulo, presidente do Conselho Municipal de Política Urbana da Cidade de São Paulo (CMPU) e da Camara Técnica de Legislação Urbana (CTLU). Anteriormente foi Presidente do Banco InterAmerican Express e exerceu os cargos de Secretário de Planejamento e Secretário Especial de Assuntos Econômicos da Secretaria de Planejamento da Presidencia da República. Foi também membro do Conselho de Administração do BNDES, do Conselho Superior da SUDENE, da Sabesp, da Cesp, do Banco NossaCaixa e da Fundação SEADE.

Samuel Pessôa

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo. Tem experiência na área de crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nas questões relacionados a taxas, gastos e educação no Brasil. Autor de diversos artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais foi premiado na Haralambos Semionides – ANPEC como melhor tese do ano de 1995.