Desafios da competitividade internacional do agronegócio brasileiro

Desafios da competitividade internacional do agronegócio brasileiro
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O agronegócio representa 48% das exportações brasileiras, emprega cerca de 20 milhões de pessoas e sua contribuição para o produto interno nacional (PIB) do país chegou a 23,5% em 2017. É um setor fundamental para o Brasil e com grande potencial de desempenho no exterior.

 

Dada a extrema importância deste setor, Marcos Jank, presidente da Asia-Brazil Agro Alliance (ABAA), desenvolveu um estudo que analisa a competitividade internacional do agronegócio brasileiro, comparando o desempenho de vários países e setores relevantes e apontando as políticas públicas mais adequadas. A ABAA é um projeto patrocinado pela APEX e pelas principais entidades empresariais do agronegócio exportador, cujo objetivo é ampliar o acesso e a imagem do Brasil nos mercados asiáticos.

 

O resultado do trabalho de Jank foi apresentado em evento no Insper, em 10 de maio (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A APRESENTAÇÃO DE JANK). Na sequência, um debate mediado por Renato Buranello, com participação de André Pessoa (Agroconsult) e Adriano Zerbini, destacou cases de sucesso e as razões para o resultado positivo, além de discutir benchmarks em termos de organização sistêmica e políticas públicas.

 
Veja como foi

Data: 10/05/2018

Horário: recepção a partir das 14h30

Local: sala Marcos Lopes – 2º Andar

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Programação completa:

14h30: welcome coffee

15h: Abertura Insper

15h15: Apresentação Marcos Jank sobre estudo Desafios da competitividade internacional do agronegócio brasileiro

16h: Debate

  • Mediação: Renato Buranello (professor do curso de Direto do Agronegócio do Insper)
  • Marcos Jank (Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil)
  • Adriano Zerbini
  • André Pessôa (Agroconsult)

17h15: perguntas da plateia

18h: Encerramento

 

Conheça nossos convidados:

Marcos Jank

Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil (Asia-Brazil Agro Alliance – ABAA). Foi VP de assuntos corporativos e desenvolvimento de negócios da BRF na Ásia-Pacífico, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e fundador do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE). Durante quase 20 anos foi Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP), na Faculdade de Economia e Administração (FEA) e na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” (ESALQ).

 

Mediador: Renato Buranello

Doutor e mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). É sócio do Demarest Advogados, com atuação nas áreas do Direito do Agronegócio, Direito Bancário e do Mercado de Capitais. Ocupa posição de destaque em operações estruturadas no mercado financeiro para a agroindústria. Chefiou o Departamento Jurídico da Coimex Trading e foi gerente jurídico do Citibank. Publicou vários artigos acadêmicos em revistas na área, em especial, para a Revista de Direito Mercantil (RDM) e Revista de Direito Empresarial (ReDE) sobre contratos, títulos de crédito, seguros, falência e recuperação de crédito e recuperação judicial de empresa. É professor convidado do curso de Direito Empresarial da PUCSP e membro da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Debatedores:

André Pessôa – Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) e Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e Diretor da ABAG. Membro do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A. e da COPLANA – Cooperativa Agroindustrial.

 

Adriano Zerbini – Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (IEP) e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Adriano Zerbini foi Diretor de Relações Corporativas da BRF S.A. e Gerente de Relações com o Mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Foi também Assistente de Marketing da área de Fundos Globais do banco BNP Paribas em Paris. No setor publico, teve passagens pelo Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Desenvolvimento) e pela Prefeitura de São Paulo (Secretaria de Relações Internacionais e Secretaria do Governo Municipal).

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco