Home/Agenda de Eventos/Acordos Societários – Mitos e Verdades

Insper Talks

Acordos societários são parte fundamental do universo das empresas familiares e podem ser vistos como instrumentos de organização patrimonial e sucessória e de prevenção de conflitos. Neste bate-papo, foram abordados os cuidados e as estratégias que podem auxiliar na elaboração de acordos de sócios, matérias pertinentes e não pertinentes a estes documentos e outros instrumentos de organização patrimonial e sucessória que podem ser combinados com tais acordos. Além disso, foram apresentados alguns riscos e oportunidades dos conflitos que podem surgir dentro de uma empresa familiar, sua relação com os acordos de sócios, e como endereçar esses conflitos.

Veja como foi:

Data: 13/06/2022

Realização:

Conheça os participantes

Aline Porto

Há mais de 15 anos ela tem ajudado empresas familiares a lidar com uma ampla gama de desafios em governança, estratégia de negócio, estratégias organizacionais e desenvolvimento de liderança para membros familiares e executivos. Ela também contribuiu para a criação e implementação de ações de responsabilidade social e organizações sem fins lucrativos, suportadas por empresas familiares. Atualmente, Aline lidera as atividades da BanyanGlobal no Brasil. Ela também é co-coordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper.

Adriane Pacheco Danilovic

Formada pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP e atua há cerca de 20 anos em questões relacionadas à organização patrimonial e sucessória de pessoas físicas, com ênfase em direito internacional privado, direito de família, sucessões, direito imobiliário, notarial e registral e direito tributário envolvendo heranças e doações. É sócia diretora do Humberto Sanches e Associados, escritório voltado integralmente ao atendimento de pessoas físicas, suas famílias, seus negócios e investimentos, assim como ao planejamento de sua sucessão. É membro do STEP - Society of Trust and Estate Practitioners, do Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam). É professora convidada do Insper para o curso de educação executiva Family Office: Fundamentos, Práticas e Soluções e autora de diversos artigos voltados principalmente para o tema da organização de patrimônio e de sucessão de pessoas físicas.

Marcelo Perlman

Fundador do Perlman Mediação e Estratégias Jurídicas. Graduado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito (LL.M.) pela University of Chicago. Distinguished Fellow da International Academy of Mediators (IAM). Integra o Panel of Distinguished Neutrals do International Institute for Conflict Prevention & Resolution (CPR), de Nova York, as listas de mediadores de diferentes câmaras no Brasil e em Portugal, e o Cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais, mediante aprovação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Prática de mediação reconhecida pelos rankings Mediators - Brazil – 2021 e 2022, publicados pela Leaders League, e pelo Lexology Client Choice Awards de 2021 para mediação no Brasil. Coordenador da Task Force de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP, membro efetivo da Comissão Especial de Mediação Empresarial da OAB/SP, e membro do Conselho Consultivo do Instituto Mediare. Diretor da seção de insolvência do International Bar Association - IBA, e diretor vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.