Home/Agenda de Eventos/A tecnologia de suporte à vida nos cursos de bioengenharia do Insper

Webinar

O Insper possui diversas disciplinas na área de Bioengenharia dentro dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. Esse conjunto de disciplinas forma a Trilha de Bioengenharia. A trilha começa com a disciplina obrigatória de Biomecânica, na qual são introduzidos conceitos de fisiologia humana nas áreas de fisiologia cardíaca e respiratória e da contração muscular esquelética.

A capacitação do aluno passa pelo desenvolvimento de alguns projetos como, por exemplo, o respirador pulmonar mecânico, equipamento que ganhou destaque na pandemia de COVID-19, o coração artificial e as bombas de assistência circulatória para UTI – estes últimos sendo desenvolvidos na disciplina de Projeto Biomecânico, exclusiva do curso de Engenharia Mecânica. Vale a pena destacar que os equipamentos são desenvolvidos até o estágio de fabricação de um protótipo funcional. Nos demais cursos da trilha de Bioengenharia, outros equipamentos são desenvolvidos com ênfase na monitorização de parâmetros fisiológicos.

Neste webinar, o professor do Insper Fábio Turri apresentou os projetos desenvolvidos de forma regular pelos alunos em cada edição destas disciplinas. O evento foi mediado pelo professor da disciplina de Design para Manufatura no Insper, Franco Moro.

Leitura Recomendada:

Equipamentos de Suporte à Vida nos Cursos de Engenharia do Insper

Veja como foi o webinar:

Realização:

Data: 30/06/2020

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fábio Turri

Médico e Engenheiro, ambos os cursos pela USP e doutor em Engenharia mecânica pela POLI-USP, com mais de 30 anos de carreira dedicadas à área de P&D de produtos para a indústria, mais especificamente na área de equipamentos médicos. Iniciou carreira na Divisão de Bioengenharia do InCor, onde atuou no desenvolvimento de tecnologia para a oxigenação artificial do sangue, em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Posteriormente, atuou no desenvolvimento de bombas para substituição do coração (temporária/definitiva) do tipo rotativa e pulsátil (ventrículo artificial). Por quatro anos, esteve em um projeto na Dixtal Biomédica, hoje incorporada à Philips Healthcare, atuando no desenvolvimento de software para um monitor tempo real para a função pulmonar de pacientes sob ventilação mecânica em estado grave. Na EMBRAER, desenvolveu software para um simulador para acidentes de descompressão em aeronaves, baseado em modelo multicompartimental do sistema respiratório do corpo humano. Mais recentemente, atuou no desenvolvimento de ventilador mecânico para suporte respiratório em UTI, e em vaporizadores para anestesia inalatória, junto ao grupo KTK, como coordenador de projetos, liderando equipe de projetistas e técnicos, na definição do projeto mecânico e desenho industrial. É revisor da revista internacional Artificial Organs e possui diversas publicações em revistas nacionais e internacionais. Atualmente trabalha em regime de dedicação parcial no Laboratório de Pneumologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP e como Teaching Fellow no Insper, ministrando as disciplinas de graduação para os cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica: Biomecânica, Projeto Biomecânico e Biotecnologia.

Franco Moro

Professor da disciplina de Design para Manufatura no Insper. Graduado em engenharia mecânica e mestre em engenharia na área de manufatura aditiva