A Revolução do Mobile

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Evento apresenta tendências do uso de mobile marketing

Os desdobramentos da revolução que o mobile provocou nos hábitos das pessoas nos últimos anos foram discutidos no evento A Revolução do Mobile, realizado no último dia 22/10, aqui no Insper.  O tema foi discutido pelo diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim; pela diretora de performance da Cadastra Marketing Digital, Débora Longhi Sabidussi; e pelo gerente de marketing da Reckitt Benckiser, Eduardo Magalhães. O coordenador dos cursos de Educação Executiva do Insper, Rodrigo Amantea, fez a abertura do evento.

Ribenboim apresentou o uso do Twitter como segunda tela (uso do celular ou tablet para interação sobre o conteúdo que está sendo mostrado na televisão) e as possibilidades de aumento de alcance de marca para ações casadas entre TV e digital. Como exemplos da interatividade entre os dois devices, ele citou a selfie do Oscar, protagonizada pela apresentadora Ellen DeGeneres: a foto teve mais de 3,4 milhões de retweets.

Como ações casadas feitas aqui no Brasil, Ribenboim apresentou cases do debate para governador no Rio de Janeiro e do programa de TV A Fazenda. Citou também o aumento do uso do Twitter em grandes eventos esportivos, cujo ápice se deu na Copa do Mundo do Brasil, com 672 milhões de tweets. Para encerrar a apresentação, ele mostrou números de engajamento de marca com e sem o uso do Twitter, mostrando aumento nos números de lembrança, preferência e intenção de compra quando a ação é feita junto com a plataforma.

A diretora de performance da Cadastra fez uma apresentação cheia de números e tendências para os próximos anos, dando um panorama geral das tendências de mobile no Brasil e no mundo. Segundo Débora, o contexto e a necessidade determinam a escolha do device: compra, comunicação ou entretenimento. Mostrou também padrões de comportamento de uso de mobile entre crianças e idosos, disse que 86% das exposições a mídias acontecem em telas – só 14% acontecem por meio de outras mídias (jornal, rádio, revista)- e reafirmou a importância dos smartphones na vida das pessoas: 73% dos brasileiros não conseguem sair de casa sem eles e 1 em cada 3 preferiria abrir mão da TV a se privar de seus smartphones.

O evento contou ainda com a apresentação do case de lançamento da marca Durex no Brasil, em uma ação que teve a exposição da marca no Big Brother Brasil 2014, às vésperas do Carnaval, aliada à ativação de conversa sobre a marca no Twitter. Segundo Magalhães, o objetivo era construir reputação com eficiência, além de conquistar participação de mercado. Com a ação, a marca conseguiu 16% de participação de mercado no Rio de Janeiro (onde foi realizada) pouco tempo após a campanha. Atualmente, Durex tem 26% de share.

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