Home/Agenda de Eventos/A política de ruptura

Webinar

Com a presença do ex-governador capixaba Paulo Hartung como convidado especial, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e a Bei Editora iniciou o ciclo A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, série de quatro encontros programados para os dias 8, 15, 22 e 29 de abril.

O fio condutor dos debates será o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado, que analisa um período particularmente crítico, quando uma sucessão de governos fracos, entre os anos 1990 e princípios da década de 2000, levou o estado a uma situação caótica.

Neste webinar de estreia, A política de ruptura, Hartung relembrou os desafios de sua primeira passagem pelo Palácio Anchieta (2003-2010) – ele voltaria a comandar o estado de 2015 a 2018 –, especialmente em seus conturbados anos iniciais. Sua eleição em 2002 contou com um fator fundamental: a sociedade civil estava organizada em um esforço, em uma “grande concertação”, para superar a corrupção e o crime organizado que, àquela altura, davam as cartas no Espírito Santo. O ex-governador é o primeiro a acentuar isso. “Não foi a minha eleição a ruptura. Ela deu vazão ao movimento de ruptura, vazão institucional”, diz em Decadência e Reconstrução.

O evento teve como debatedores os autores do livro, os professores Carlos Melo e Milton Seligman, do Insper, e a jornalista Malu Delgado. A abertura institucional foi de Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora. A mediação esteve a cargo de Rinaldo Gama, coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 8/04/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

08/04/2021 - Webinar: A política de ruptura
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:


Conheça os participantes

Carlos Melo

Sociólogo e Cientista Político, Mestre e Doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de Graduação em Economia e Administração e nos Mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.

Malu Delgado

Jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, Mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, repórter e editora-assistente da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsche Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

Milton Seligman

Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Paulo Hartung

Economista, ex-governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010 e 2015-2018), presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Integra o movimento Todos Pela Educação. Compõe os conselhos consultivos de Educação do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Conselheiro da Unimed Participações. Membro dos movimentos RenovaBR e Agora!.

Rinaldo Gama

Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade.