Home/Agenda de Eventos/A manufatura aditiva e seus potenciais – entendendo as diferentes visões

Webinar

A manufatura aditiva, conhecida popularmente como impressão 3D, é um modelo que representa a opção mais próxima de conexão entre o design e a produção física, seja de um protótipo ou produto final. Relação de extrema importância para a aplicação da transformação digital nos processos de produção.

Este é apenas um de seus potenciais, e no Webinar A manufatura aditiva e seus potenciais – entendendo as diferentes visões abordamos temas como: quais os outros potenciais do modelo? Quais suas limitações? Este processo é para o presente ou futuro da minha empresa?

Para o debate, contamos com a presença de Alexandre di Pintor Luz (Brasken), Anderson Soares (Stratasys), Tiago Ramos (Hub MA) e William Franco (Natura&Co), que exploraram os potenciais e possibilidades da manufatura aditiva. O evento foi mediado pelo professor do Insper Alex Camilli Bottene.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 25/08/2020

25/08/2020 - Webinar: A manufatura aditiva e seus potenciais - entendendo as diferentes visões

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Alex Camilli Bottene

Engenheiro de produção mecânica, com mestrado e doutorado na área de manufatura. Atua há 4 anos como docente do Insper, na área de manufatura avançada e design. Possui experiência nas áreas de processos avançados de manufatura: manufatura aditiva, sustentabilidade, instrumentação e manufatura de materiais compósitos. Foi integrante do Laboratório de Estruturas Leves do IPT, participando da implantação e gestão de projetos. Hoje é coordenador do laboratório TechLab do INSPER e líder da coordenador da Trilha de Design dos cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e Mecatrônica do Insper.

Alexandre di Pintor da Luz

Líder de programas de pesquisa, na Braskem. Possui 15 anos de experiência em P&D, com atuação em Desenvolvimento de Produto e Gestor de Projetos, em empresas como Tigre, Whirlpool e Grendene. Graduado em Engenharia de Materiais (UFSCar) e especialização em Gestão Empresarial (MBA FGV), Gerenciamento de Projetos (FIA/USP) e Black Belt Six Sigma.

Anderson Soares

Diretor comercial na Stratasys para América Latina, onde atua a mais de 7 anos ajudando seus clientes das mais variadas indústrias implementando Inovação e diversos tipos de reduções em seus produtos e processos de produção. Engenheiro de formação, tem ampla visibilidade técnica e econômica nas mais diversas aplicações da manufatura aditiva nos processos industriais de seus clientes

Tiago Ramos Ribeiro

Engenheiro Metalúrgico, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP. Possui 10 anos de experiência em pesquisa aplicada em parceria com indústrias nacionais do setor mineral, metalúrgico e siderúrgico.

William Franco

Gerente de Excelência Industrial Latam, e responsável pela implementação do programa de Indústria 4.0 & Transformação Digital nas fabricas da Natura&Co. Profissional com mais de 20 anos de experiência em indústrias de bens de consumo, farmacêuticas e cosméticos. Mestrando na PUC Campinas em Engenharia, também professor de Pós-Graduação e MBA na FGV, IEL/CNI e PUC