Home/Agenda de Eventos/A governança: estratégias de implantação e a política de resultados

Webinar

O urbanismo social demanda a integração das políticas públicas que atuam sobre o território, as quais incluem: planos e ações integradas em infraestrutura urbana, mobilidade urbana, serviços e equipamentos públicos sociais, além de habitação social. Seu elemento chave é a consolidação da governança em diferentes níveis. Isso inclui a participação de todos os setores da sociedade civil envolvidos no programa.

No webinar A governança: estratégias de implantação e a política pública de resultados, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, episódio da série Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, tratamos de assuntos referentes a como construir processos de escuta comunitária e de integração com as lideranças dos territórios de intervenção? E quais devem ser os indicadores estabelecidos de antemão para avaliar os resultados das medidas implementadas?

Para o debate, reunimos Carlos Rodriguez (Arquiteto e Urbanista em Medellín), que fez sua apresentação em espanhol, Claudio Marinho (Porto Marinho) e Preto Zezé (CUFA – Central Única das Favelas). Tomas Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper)  realizou a abertura institucional do debate e, como mediadora, contamos com a presença de Evaniza Rodrigues (UMM – União dos Movimentos de Moradia).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

 

Informações

Data: 31/08/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

31/08/2020 - Webinar: A governança: estratégias de implantação e a política de resultados

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

 

 

 

 

 

Conheça os participantes

Carlos Rodriguez

Arquitecto, egresado de la Universidad Pontificia Bolivariana de Medellín en el año 1990, y ha desarrollado su labor profesional desde los ámbito público y privado; y complementando este labor con el trabajo académico en donde asumio la posición de Decano de la Escuela de Arquitectura y Diseño de la UPB, cargo que desempeño entre los años 2001 hasta el 2004. En el ambito del Urbanismo se desempeñó como Gerente de Diseño Urbano de la Empresa Municipal de Desarrollo Urbano –EDU- en la tuvo como responsabilidad la gestión, la dirección y el desarrollo integral de los proyectos urbanos estratégicos y programas definidos en los Planes de Desarrollo Municipales de la Alcaldía de Medellín durante los años 2004 y 2011. En el marco de este proceso se implementaron proyectos de gran impacto sobre la ciudad como los Proyectos Urbanos Integrales de la comuna Nor oriental y la comuna 13, ademas proyectos muy relevantes de recuperacion de espacio público como el paseo urbano de Carabobo y equipamientos relevantes como la estación de polícia de Belen, los parques deportivos Maria Luisa Calle y Juanes de la Paz y el trabajo conjunto con el Arquitecto Hiroshi Naito para el diseño del Parque Biblioteca de Belen.

Claudio Marinho

Consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda, empresa fundada por ele em 2007 no Recife, Pernambuco. Trabalhou por 26 anos no setor público, a maior parte do tempo como executivo em diferentes áreas. Claudio saiu do Governo de Pernambuco em 2006 como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente por sete anos (de 1999 a 2006). Conhecido no setor de tecnologia da informação e comunicação pelo seu trabalho na coordenação da política pública que resultou no Porto Digital, referência em arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas da economia criativa e tecnologia da informação, situado no centro histórico do Recife, onde está localizado o escritório da sua empresa de consultoria.

Evaniza Rodrigues

Assistente social, militante do movimento de moradia. Começou sua atuação na Pastoral da Juventude da Região Belém em São Paulo, onde firmou seu compromisso com a luta popular. Com 51 anos, participa há mais de 30 anos do Movimento Sem Terra Leste 1, especialmente em Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, na luta pela terra e pela construção de moradias por mutirão com autogestão. Foi coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades e assessora da presidência da Caixa Econômica Federal, na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Preto Zezé

Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, presidente global da CUFA - Central Única das Favelas, empresário, produtor cultural, repórter no Quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará, escritor, autor dos livros A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada (2014) e Das Quadras Para o Mundo (2019), consultor em planos de oportunidades para governos e empresas. CEO e fundador do Lis - Laboratório de inovação social. Ativista de uma agenda positiva nas favelas para transformar o estigma em carisma e dificuldades em oportunidades. Especialista em planejamento e agendas comuns. Mestre em sobrevivência nas Quadras, Doutor nas ruas do Brasil e Pós doutor em conexões de potências e compartilhamento de oportunidades.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.