Seminário Arq.Futuro: A Cidade e a Água

Acompanhe ao vivo em 12/09, a partir das 9h30.

Arq.Futuro e Insper realizam a edição de 2018 do seminário internacional Arq.Futuro – A Cidade e a Água. Serão apresentados três casos emblemáticos de sucesso na recuperação de águas urbanas e de seu entorno, que se destacam tanto pela qualidade urbanística de seus desenhos quanto pelo seu propósito explícito de combater as diferentes formas de exclusão urbana.

Primeiro, o professor de arquitetura e urbanismo Roberto Montezuma, da Universidade Federal de Pernambuco, vai apresentar o projeto do Parque Capibaribe, um mosaico de parques e áreas de lazer integrados ao longo de ambas as margens do rio Capibaribe, na cidade do Recife, totalizando 30 quilômetros. O desenho do parque privilegia o deslocamento de pedestres e ciclistas e cria oportunidades para que a população da cidade tenha mais contato com seu meio ambiente e, especificamente, suas águas.

Em seguida, o público conhecerá o projeto Vida à Água, do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Paraná. A iniciativa, que será apresentada pela Profa. Tamara van Kaick da UTFPR, tem como pilar a conscientização dos cidadãos sobre a poluição das águas, e é baseada em atividades educativas concentradas duas escolas municipais. As atividades têm por objetivo transformar professores e alunos em multiplicadores do conhecimento sobre as ameaças ao abastecimento de água potável na RMC, e implantar soluções de baixo custo em saneamento, coleta e reciclagem de resíduos nas próprias escolas e nas comunidades de seu entorno.

Por fim, Sandra Iturriaga, da Universidade de Santiago (Chile), apresentará o caso Mapocho 42K – Promenade Geográfica para a Equidade. Esse projeto consiste em uma intervenção ao longo de 42 quilômetros de margens do rio Mapocho que atravessam a capital chilena, Santiago, para que os espaços nas bordas do rio formem um passeio (ou promenade) contínuo, com áreas verdes, ciclovias e espaços de lazer, conectando bairros de diversos estratos sociais e combatendo a segregação socioeconômica.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui. Participe!

Data: 12/09/2018

Horário: recepção a partir das 8h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Entrada e Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

As inscrições são gratuitas, sujeitas à lotação do auditório.

Programação:

9h: Credenciamento
9h30: Abertura
9h40: Caso rio Capibaribe (PE)
10h20: Caso Pinhais (PR)
11h: Coffee Break
11h15: Projeto Mapocho 42K
12h: Debate
13h: Encerramento

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.