Home/Agenda de Eventos/7º Workshop de História Econômica

Webinar

Apoiar autores no desenvolvimento de suas pesquisas é uma forma de contribuir intelectualmente com a sociedade. Com foco nesta importante contribuição, o 7º Workshop de História Econômica, ocorreu no dia 28/08, de forma remota. A partir das 8h45, uma série de apresentações, com 15 minutos cada e outros 45 minutos de discussão, fez parte da programação.

Criado em 2013, o evento teve objetivo de reunir e debater trabalhos de análise econômica e histórica, que use intensivamente fontes primárias, tanto quantitativas quanto qualitativas, independentemente do período e dos temas abordados.

Consulte abaixo os trabalhos que foram aprovados:

• Diogo Leitão (Universidade Nova de Lisboa), Jaime Marques Pereira (Bocconi University), João Pereira dos Santos (Universidade Nova de Lisboa) and José Tavares (Universidade Nova de Lisboa), “The War Next Door or the Reds are Coming: the Spanish Civil War and the Portuguese Stock Market”.
  • Luiz Mateus da Silva Ferreira (Universidade Federal de Ouro Preto), “Colonos Parceiros e Diaristas na Colônia de Povoamento Dona Francisca (Joinville), no Sul do Brasil, 1851-1876”.
  • Marc Badia-Miró (Universitat de Barcelona), Anna Carreras-Marin (Universitat de Barcelona) and Michael Huberman (Université de Montréal), “A Lost Decade? Market Integration and Productivity Growth in 1930s Brazil”.
  • Naercio Menezes-Filho (USP e Insper), Bruno Komatsu (Insper), Leandro Anazawa (Insper) e Bruno Proença (Insper), “Crescimento, Instituições e Desigualdade Racial: Uma Análise Histórica usando Choques de Comércio e Condições Naturais nos Municípios Brasileiros”.
  • Pedro Américo (PUC-Rio) and Claudio Ferraz (University of British Columbia & PUC-Rio), “Agrarian Elites, Education, and Long-Term Development”.
  • Thomas Kang (ESPM-Porto Alegre) e Isabela Menetrier (Universität Göttingen), “Insistindo no Atraso Educacional: A Economia Política da Educação durante o Regime Militar no Brasil, 1964-1985”.

Data: 28/08/2020

8:45

Abertura – Marcos Lisboa (Presidente do Insper)

9:00

10:00

10:15

11:15

11:30

12:30

Almoço

14:00

15:00

15:15

16:15

16:30

Obs: participação aberta a alunos de pós-graduação e pós-graduados, com vagas limitadas.

Informações e inscrições via e-mail: workshophist@gmail.com