Home/Agenda de Eventos/6º Workshop de História Econômica

Apoiar autores no desenvolvimento de suas pesquisas é uma forma de contribuir intelectualmente com a sociedade. Com foco nesta importante contribuição, o 6º Workshop de História Econômica, ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, no Insper.

Criado em 2013, o evento tem objetivo de reunir e debater trabalhos de análise econômica e histórica, que use intensivamente fontes primárias, tanto quantitativas quanto qualitativas, independentemente do período e dos temas abordados.

Consulte abaixo os trabalhos que foram aprovados:

• Ariel Kessel Akerman (EESP-FGV), “US geopolitical goals and IMF conditionality: was Cold War relevant?”.
  • Bruno Gabriel Witzel de Souza (University of Göttingen), “The rationale of sharecropping: immigrant bonded laborers and the transition from slavery in Brazil, 1830-1890”.
  • Coşkun Tunçer (University College London) e Leonardo Weller (EESP-FGV), “Democracy, autocracy and sovereign debt: how polity influenced country risk in the first financial globalisation”.
  • Edmilson Varejão (EPGE-FGV), Samuel Pessoa (IBRE-FGV) e William Summerhill (University of California, Los Angeles), “Economic consequences of educational backwardness in twentieth-century Brazil”.
  • Elissa Pereira (Universidade de São Paulo), “Estratégias de assimilação, ascensão e mitigação de risco: atores cristãos novos no Rio de Janeiro – 1685-1770”.
  • Ellen Fonseca de Assis e Michel Marson (Universidade Federal de Alfenas), “As origens do financiamento industrial no Brasil, 1891-1940: um estudo da Companhia Antarctica Paulista”.
  • Eustáquio Reis (IPEA), “Fretes e custos de transportes no Brasil, 1830-1930”.
  • Rafael R. Guthmann (University of Minnesota), “Growth over the long run: historical national accounts in international comparison”.
  • Renato L. Marcondes e Lélio Luiz de Oliveira (Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto), “Credit as an economic growth determinant: mortgages in Brazil, 1893-1939”.
  • Thales Zamberlan Pereira (Universidade Franciscana), “Taxation and the stagnation of cotton exports in Brazil, 1800 – 1860”.
  • Thomas Kang e Isabela Menetrier (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), “Export incentives, state level expenditures and primary education in Brazil, 1967-1985”.

Obs.: As despesas com hospedagem e refeições para um(a) autor(a) de cada trabalho aprovado serão cobertas pelo evento, enquanto o transporte ficará a cargo dos participantes.

6° Workshop de História Econômica:

8 de agosto de 2019 das 8h45 às 17h
9 de agosto de 2019 das 8h30 às 15h45

Data: 8/08/2019

Local: Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Dia 1 - 8/08/2019

8h45

Abertura com Marcos Lisboa (Insper)

Democracy, autocracy and sovereign debt: how polity influenced country risk
in the first financial globalisation.

Coşkun Tunçer (University College London) e Leonardo Weller (EESP-Fundação Getúlio
Vargas)

10h15

As origens do financiamento industrial no Brasil, 1891-1940: um estudo da Companhia Antarctica Paulista.

Ellen Fonseca de Assis e Michel Marson (Universidade Federal de Alfenas)

11h30

Growth over the long run: historical
national accounts in international comparison.

Rafael R. Guthmann (University of Minnesota)

12h30

Almoço

Taxation and the stagnation of
cotton exports in Brazil, 1800 – 1860.

Thales Zamberlan Pereira (Universidade Franciscana)

15h15

Estratégias de assimilação, ascensão e
mitigação de risco: atores cristãos novos no Rio de Janeiro – 1685-1770.

Elissa Pereira (Universidade de São Paulo)

16h30

Thomas Kang e Isabela Menetrier (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Dia 2 - 9/08/2019

8h30

Economic consequences of educational backwardness in twentieth-century Brazil.

Edmilson Varejão (EPGE-Fundação Getúlio Vargas), Samuel Pessoa (IBRE-Fundação Getúlio Vargas) e William Summerhill (University of California, Los Angeles)

9h45

US geopolitical goals and IMF
conditionality: was Cold War relevant?

Ariel Kessel Akerman (EESP-Fundação Getúlio Vargas)

Fretes e custos de transportes no Brasil, 1830-1930

Eustáquio Reis (IPEA)

Almoço

13h30

Credit as an economic growth determinant: mortgages in Brazil, 1893-1939.

14h45

The rationale of sharecropping:
immigrant bonded laborers and the transition from slavery in Brazil, 1830-1890

Bruno Gabriel Witzel de Souza (University of Göttingen)

Participação aberta a alunos de pós-graduação e pós-graduados, com vagas limitadas.

Informações e inscrições via e-mail: workshophist@gmail.com