Home/Agenda de Eventos/14ª Coleção Insper Almedina

Assista ao vivo, às 19h30:

Coleção Insper Almedina chega a 14ª edição com seis novas obras, dois trabalhos de nossos professores e quatro monografias dos alunos dos programas do LL.M. em Direito do Insper. Este é o oitavo ano de parceria que soma mais de 90 obras e 12.000 exemplares.

A primeira obra Responsabilidade Civil dos Administradores e Gestores de Fundos de Investimento é assinada pelo Professor Eduardo Montenegro Dotta. Esta é a segunda edição do livro há muito tempo esgotado, que passou por uma profunda revisão e atualização, dando  vida a um novo livro sobre este relevante tema.

Já o Professor José Virgílio Lopes Enei publica nesta edição sua tese de doutorado com temática que certamente estará na pauta de discussão nos próximos anos no Brasil, intitulada como as Garantias de Adimplemento da Administração Pública ao Contratado nas Parcerias Público-Privadas.

Entre os alunos, Felipe Guerra dos Santos abordou o atual tema da Tributação de Smart Cards: o conflito de competência entre o estado de São Paulo e o município de São Paulo, questão realmente controvertida e fruto de diversas disputas judiciais, o que reforça a urgente necessidade de uma reforma tributária.

Ainda na área tributária, mas com um enfoque empresarial, Raphael Enrico Addono trata sobre O Financiamento das Empresas no Brasil: Impactos Tributários. Tema que tira o sono de muitos empreendedores no Brasil que, além de se preocuparem com todo o desenvolvimento e financiamento de seu empreendimento, ainda tem a constante (in)certeza de nosso sistema tributário.

Já o aluno Edgar Vidigal de Andrade Reis, com enfoque em Startups, abordou a temática de Análise de Estruturas Societárias e de Investimento no Brasil, tema inovador, prático e disruptivo.

Encerrando as seis obras da edição, também na área tributária, porém com um viés de internacionalização, Caio César Morato trata do tema sobre Os Acordos para troca de informações fiscais entre países e a legislação brasileira.  Este profundo e inovador trabalho é resultado da tendência internacional de quebra de paradigmas sobre os sigilos fiscais, tributários e bancários. Sem o debate de tal temática, certamente não teríamos avanços no combate à corrupção e a fraudes tributárias.

Confira mais detalhes sobre as obras e confirme sua presença abaixo:

Coleção Insper Almedina – 14ª edição

Conheça os títulos que foram lançados e seus respectivos autores:

 

  • Os Acordos para a Troca de Informações Fiscais entre Países e a Legislação Brasileira

Caio César Morato


  • Análise de Estruturas Societárias e de Investimento no Brasil

Edgar Vidigal de Andrade Reis


  • Responsabilidade Civil dos Administradores e Gestores de Fundos de Investimento

 Eduardo Montenegro Dotta


  • Tributação de Smart Cards

Felipe Guerra dos Santos


  • Garantias de Adimplemento da Administração Pública ao Contratado nas Parcerias Público-Privadas

José Virgílio Lopes Enei


  • O Financiamento das Empresas no Brasil

Raphael Enrico Addono


Estudos Aplicados

  • Contratos Nº 4 | Ano3

Autores: Eduardo Augusto Arenas da Silva, Lívia Souza Jorge, Marilia Santos Ventura de Souza, Paula Arrivabene Maino, Ricardo Amadeu Sassi Filho

Coordenador: Rodrigo Fernandes Rebouças


  • LLC. em Direito Empresarial Nº 5 | Ano3

Autores: Ana Luiza de Albuquerque, Clóvis Sapucaia de Araújo, Diana Cristina Oliveira Costa, Mateus Socolowski, Tomás de Sampaio Góes Martins Costa

Coordenação: Pamela Romeu Roque


  • Mercados Financeiro E De Capitais Nº1 | Ano3

Autores: Adriana Dias de Jesus, Ana Racy Parente, Gabriela Nicacio Lima de Souza Dias, Giovana Fiorin de Abreu, Pâmela Naomi Nakamura

Coordenação: Pamela Romeu Roque


  • Societário Nº 2 | Ano3

Autores: Camila Cortez Cazetta, Daniel Augusto Mesquita, Daniela Hidemi Bando, Felipe Gabriel Soares, Rodrigo Laranjeira Braga Borges

Coordenador: Ana Cristina Kleindienst


  • Tributário Nº 3 | Ano3

Autores: Caio Caetano Luna, Eric Simões Visini, Felipe Nunes Ramos da Cunha, José Mário Neves David, Lucas Dalcastagne Barducco

Coordenador: Regis Fernando de Ribeiro Braga

Informações

Data: 30/11/2018

Horário: 19h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Insper

Entrada: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

INSCRIÇÕES

30/11/2018 - 14º Coleção Insper Almedina

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Caio César Morato

Mestrando em Direito Tributário Internacional pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário. LL.M em Direito Tributário pelo Insper. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Advogado em São Paulo.

Edgar Vidigal De Andrade Reis

Especialista em Direito dos Contratos (LL.M.) e em Direito Societário (LL.M.), ambos pelo Insper. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado em São Paulo. Atua há aproximadamente uma década nas áreas do Direito Contratual e Direito Societário e há quatro anos auxilia juridicamente startups.

Eduardo Montenegro Dotta

Master of Laws (L.L.M.) pelo Insper Direito e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professor do Insper Direito, Visiting Professor da Universidade de Saint Gallen, na Suíça e Professor convidado de Saint Paul Escola de Negócios. Atua como advogado em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais.

Felipe Guerra dos Santos

Cursa especialização em Direito Tributário pelo Insper e possui especialização em Direito Público pela Escola Paulista de Direito (EPD) e em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Bacharel em Direito pela Universidade Paulista.

José Virgílio Lopes Enei

Doutor em Direito de Estado (2018), Mestre em Direito Comercial (2005) e Graduado em Direito (1996) pela Universidade de São Paulo. LLM (Master in Laws) pela Universidade de Virginia (2000). Pós Graduado no CEAG – Curso de Especialização em Administração de Empresas para Graduados pela Escola de Administração da FGV/SP (1999). Professor do Insper em São Paulo, nos seus cursos de pós-graduação em Direito (desde 2009). Advogado, sócio de Machado Meyer Sendacz e Opice advogados.

Raphael Enrico Addono

Advogado Tributarista e Consultor Financeiro. Atua no Banco Santander Corporate & Investment Banking no departamento de Trade & Working Capital Solution (Madrid, Espanha), tendo anteriormente trabalhado no International Desk da empresa Auxadi (Madrid, Espanha) e na PwC Brasil em consultoria e auditoria tributária para instituições financeiras. É Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Direito Tributário pelo Insper (LL.M) e Mestre em Finanças pela Universidad de Alcalá de Henares (Espanha).