1. Como funcionam?

O Programa de Bolsas de Estudo foi criado para garantir o acesso ao Insper aos jovens aprovados no processo seletivo e que necessitem de apoio financeiro para serem alunos da Graduação nos cursos de Administração, Economia e Engenharia.   Hoje, 10% dos nossos alunos são contemplados com algum tipo de bolsa de estudo.

Modalidade de Bolsas:

Bolsa Integral – não restituível

100% de bolsa sobre matrículas e mensalidades

Bolsa Parcial – restituível

De 30% a 80% de bolsa sobre matrículas e mensalidades

2. Como são Mantidas?

O Programa de Bolsas é suportado pelo Fundo de Bolsas, que conta com uma diversificação de seus recursos, vindas de três principais fontes:

3. A quem se destina?

A concessão da bolsa, independentemente da modalidade, considera os seguintes aspectos: renda e performance no processo seletivo.

Bolsa de estudo integral – não restituível

Renda familiar bruta mensal: até 1,5 salário mínimo por membro da família

Ensino médio em escola pública ou particular com bolsa ( por critério de renda)

Bolsa de estudo parcial – restituível

Renda familiar bruta mensal: até 8 salários mínimos por membro da família

Todos os anos definimos o número de bolsas a serem concedidas. A distribuição dessas segue os critérios abaixo:

• Documentação completa enviada no prazo estipulado
  • Aprovação no processo seletivo: Vestibular Insper e/ou ENEM
  • Participação nas entrevistas com Alumni (graduados) Insper
  • Aprovação no Comitê de Concessão de Bolsas

4. Como e quando solicitar?

1° PASSO

Fazer a inscrição para o vestibular no prazo de 01/03/2016 a 14/06/2016 (Vestibular Insper e/ou Seleção via ENEM).

2° PASSO

Solicitar o Pedido de Bolsa no prazo de 01/03/2016 a 14/06/2016.

Bolsa de estudo integral e parcial

Preencher o Pedido de Bolsa e anexar a documentação solicitada no campo indicado no formulário.

ATENÇÃO: As solicitações que apresentarem documentação incompleta ou que forem entregues fora do prazo acima, não serão avaliadas.

Isenção da taxa do vestibular

Candidatos que se enquadrarem nos critérios da Bolsa Integral poderão solicitar a isenção da taxa do vestibular que se encontra no formulário do pedido de bolsa.
A isenção da taxa será concedida somente após a análise do pedido de bolsa.
O prazo é do dia 01/03/2016 a 07/06/2016.

3° PASSO

Realizar o processo seletivo.

4° PASSO

Aguardar o resultado do processo seletivo

O Programa de Bolsas convocará os candidatos aprovados para a próxima fase de acordo com suas performances.

5° PASSO

Comparecer às entrevistas após o vestibular

• Como parte do processo de concessão de bolsas, serão realizadas entrevistas coletivas conduzidas por alunos formados pelo Insper, como forma de avaliar as expectativas do candidato e o alinhamento com os valores da Instituição.
  • Os dias e horários das entrevistas ainda estão sendo definidos e serão enviados para o e-mail do candidato no dia 08/07/2016.

ATENÇÃO: Os candidatos que não comparecerem nas entrevistas – e não justificarem sua ausência – serão desclassificados.

6° PASSO

Realizar a matrícula

O resultado do processo de Concessão de Bolsas de Estudos aos candidatos aprovados na 1ª chamada será divulgado, por e-mail, no dia 19/07/2016.

Portanto, como a matrícula ocorrerá nos dias 15/07/2016 e 16/07/2016 os candidatos aprovados na 1ª chamada que solicitaram Bolsa de Estudos serão automaticamente pré-matriculados até o resultado do processo de Concessão de Bolsas de Estudos.

O resultado da Concessão de Bolsas de Estudos será divulgado simultaneamente às chamadas, exceto a 1ª chamada.

Importante:  Fique atento! Toda comunicação do Programa de Bolsas é feita única e exclusivamente pelo e-mail declarado pelo candidato no formulário de inscrição do vestibular.

Confira a lista resumida de documentos* para a solicitação de bolsa integral ou parcial no Insper:

• Contas Fixas;
  • Comprovante de Bolsa de Estudos, caso tenha obtido este benefício no Ensino Médio;
  • Cópia simples da Declaração COMPLETA de Imposto de Renda (Pessoa Física) mais recente e recibo de entrega do responsável ou dos responsáveis financeiros do candidato;
  • Declaração de Isenção do Imposto de Renda do(s) responsável(eis) financeiro(s), caso haja;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia simples do RG do candidato e dos responsáveis financeiros;
  • Cópia simples do Histórico escolar do Ensino Médio do candidato;
  • Carta de recomendação de um professor;
  • Caso haja outros documentos que considere importante para análise, especificar.

Confira lista de documentos obrigatórios.

5. Renovação da bolsa

A renovação da Bolsa de Estudos é automática e acontece semestralmente, desde que o aluno:

• Não tenha cometido nenhuma transgressão ao Código de Ética e de Conduta do Insper.
  • Tenha um desempenho acadêmico ( CR – Coeficiente Acadêmico) igual ou superior a 6,0.
  • Ter 100% de frequência em todas as disciplinas, salvo exceções justificadas.

Observação: Nenhuma modalidade de Bolsas de Estudo contempla disciplinas em regime de dependência

6. Restituição das bolsas parciais

A restituição é uma das principais fontes de recursos do Fundo de Bolsas. É por meio dela que os alunos bolsistas parciais formados estendem a oportunidade que tiveram a futuros bolsistas.

Restituição

Clique aqui para saber mais sobre a restituição

7. Dados sobre o programa