Quem quer estudar no Insper estuda no Insper

 

 

1. Como funcionam?

As Bolsas de Estudo são concedidas pelo Programa de Bolsas, que foi criado para garantir o acesso ao Insper a todos os jovens aprovados no vestibular com necessidade de recursos financeiros para custear as mensalidades.

 

Desde sua criação, em 2004, o Programa já atendeu a mais de 200 jovens, sendo que muito deles foram os primeiros de suas famílias a terem acesso ao ensino superior.

 

As bolsas de estudo levam em conta a renda familiar e são concedidas em duas modalidades:

 

 

Bolsa Integral – não restituível

100% de bolsa sobre matrículas e mensalidades

 

Bolsa Parcial – restituível

De 30% a 80% de bolsa sobre matriculas e mensalidades

 

O processo de concessão de bolsas é criterioso e conta com as seguintes fases: análise de toda a documentação enviada pelo candidato, entrevistas com alunos e alumni e por fim validação por Comitê de Concessão de Bolsas.

2. Como são mantidas?

O Programa de Bolsas é suportado pelo Fundo de Bolsas, cujos recursos são administrados de forma prudente e eficiente, em uma conta segregada da operação da Escola. Para assegurar sua perenidade, o Fundo conta com uma diversificação de seus recursos, vindos de três principais fontes:

 formados

 

3. A quem se destina?

Bolsa de estudo integral* – não restituível

 

  • São elegíveis os candidatos aprovados no vestibular que apresentem renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham estudado em escolas públicas ou particulares com 100% de bolsa de estudo

 

Bolsa de estudo parcial** – restituível

 

  • São elegíveis os candidatos aprovados no vestibular que apresentem renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 8 salários mínimos per capita.

 

A concessão da bolsa, independentemente da modalidade, dependerá da análise dos documentos enviados e da aprovação no processo de entrevista

 

*Candidatos à bolsa integral poderão ter isenção da taxa do vestibular, desde que enviem a documentação até prazo determinado. 
**Os alunos bolsistas parciais restituem a bolsa de forma parcelada, sem juros e após um ano de formados. Mais informações na aba “Restituição”.

4. Como e quando solicitar?

1° PASSO

Fazer a inscrição para o vestibular no prazo de 10/03/2015 a 26/05/2015 (vestibular Insper) ou até 19/06/2015 (seleção via ENEM).

 


2° PASSO

 

Solicitar Bolsa de Estudos  no prazo de: 10/03/2015 a 26/05/2015

 

Bolsa de estudo integral

 

Preencher a “Ficha de Solicitação de Bolsa Integral” e enviar juntamente com a documentação solicitada, por e-mail (documentos escaneados), pelo correio ou entregar aos cuidados da Coordenação de Bolsas de Estudo, na própria Instituição.

 

Bolsa de estudo parcial

 

Preencher a “Ficha de Solicitação de Bolsa Parcial” e enviar juntamente com a documentação solicitada, por e-mail (documentos escaneados), pelo correio ou entregar aos cuidados da Coordenação de Bolsas de Estudo, na própria Instituição.

 

Isenção da taxa do vestibular

 

Apenas os candidatos que se enquadrarem nos critérios de Bolsa Integral poderão solicitar a isenção da taxa do vestibular, que será concedida somente após a análise da ficha de solicitação de bolsa e documentação solicitada acima. O prazo para solicitar a isenção da taxa é do dia 06/03/2015 a 18/05/2015

 

ATENÇÃO: As solicitações que apresentem documentação incompleta ou que foram entregues fora do prazo acima, não serão avaliadas.


3° PASSO

 

Entrevistas após o vestibular

 

  • Como parte do processo de concessão de bolsas, serão realizadas entrevistas coletivas conduzidas por alunos formados pelo Insper, como forma de avaliar as expectativas do candidato e o alinhamento com os valores da Instituição.
  • As entrevistas serão no dia 27/06/2015 (sábado) no período da tarde. Os horários serão enviados para o email do candidato no dia 24/06/2015.


Observação:
Os candidatos que não comparecerem nas entrevistas – e não justificarem sua ausência– serão desclassificados do processo de concessão de bolsas.


4° PASSO

 

Matrículas

 

Os candidatos aprovados na 1ª chamada que tiverem a Bolsa de Estudo concedida deverão efetuar a matrícula somente nos dias 30/06/2015 e 01/07/2015*. O resultado a esses candidatos será divulgado, por e-mail, no dia 29/06/2015.

 

*Matrículas feitas antes desse período não serão contempladas pela bolsa.


OBS: FIQUE ATENTO! TODA COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS É FEITA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PELO E-MAIL DECLARADO PELO CANDIDATO NO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR


lista-de-documentos Confira a lista resumida de documentos* para a solicitação de bolsa integral ou parcial no Insper:

  • Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos;
  • Comprovante de Bolsa de Estudos, caso tenha obtido este benefício no Ensino Médio;
  • Cópia simples da Declaração COMPLETA de Imposto de Renda (Pessoa Física) mais recente e recibo de entrega do responsável ou dos responsáveis financeiros do candidato;
  • Comprovante de renda mensal;
  • Cópia simples das contas declaradas no Demonstrativo de Receitas e Despesas;
  • Cópia simples do RG do candidato e dos responsáveis financeiros;
  • Cópia simples Histórico escolar do Ensino Médio do candidato;
  • Carta de recomendação de um professor do Ensino Médio ou do cursinho do candidato.

 

*A lista detalhada de documentos encontra-se nas Fichas de Solicitação.

5. Renovação da bolsa

A renovação da Bolsa de Estudos  é automática e acontece semestralmente, desde que o aluno:

 

  • Não tenha cometido nenhuma transgressão ao Código de Ética e de Conduta do Insper.
  • Tenha um desempenho acadêmico ( CR – Coeficiente Acadêmico) igual ou superior a 6,0.
  • Ter 100% de frequência em todas as disciplinas, salvo exceções justificadas.

 

Observação: Nenhuma modalidade de Bolsas de Estudo contempla disciplinas em regime de dependência

6. Restituição das bolsas parciais

A restituição é uma das principais fontes de recursos do Fundo de Bolsas, que é responsável pela manutenção do Programa de Bolsas. É por meio da restituição que os alunos bolsistas parciais formados estendem a oportunidade que tiveram a outros alunos bolsistas.

 

O prazo de restituição depende do percentual da bolsa de estudos:

 

INÍCIO DA RESTITUIÇÃO PRAZO DE RESTITUIÇÃO
em 1 ano após conclusão do curso
  • de 30% a 49%= 1 vez o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 4 anos para restituir)
  • de 50% a 69% = 1,5 o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 6 anos para restituir)
  • de 70% a 80% = 2 vezes o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 8 anos para restituir)

 

Clique aqui para saber mais sobre a restituição

 

7. Dados sobre o programa

 

bolsas-de-estudo

 

Depoimentos

Veja depoimentos de quem já viveu essa experiência

  • Rodrigo Honório de Lima

    Qualquer aluno com brilho nos olhos, talento e vontade de estudar no Insper é recebido de portas abertas. O apoio do Fundo de Bolsas não inclui apenas a isenção da mensalidade, mas também todo o auxílio necessário para que o aluno possa se manter durante o curso. Embora tenha conquistado vaga em outras grandes universidades, sabia que era neste ambiente desafiador e diferenciado que poderia me desenvolver ao máximo, com todo o suporte, para conquistar meus sonhos. A cada dia percebo que fiz a escolha certa.

    Rodrigo Honório de Lima , aluno Economia
  • Natalia de Morais Veiga

    Conheci o Insper através de um amigo que me recomendou a faculdade, e fui me informar mais sobre os cursos e a metodologia. Participei do Momento Insper (um dia especial que o Insper prepara, para que os candidatos ao vestibular conheçam a instituição). Fiquei interessada pelo diferencial tanto acadêmico, quanto no mercado de trabalho. Pesquisei sobre a possibilidade de bolsas de estudos e vi que era possível estudar em uma boa instituição. Estudar no Insper me trouxe grandes oportunidades de aprendizado e contatos profissionais.

    Natalia de Morais Veiga, aluna Economia