Quem quer estudar no Insper estuda no Insper

O Programa de Bolsas do Insper atende aos candidatos aprovados no vestibular que necessitem de apoio financeiro para cursar a Graduação de Administração ou Economia. O Programa de bolsas existe desde 2004 e já apoiou mais de 200 alunos com bolsas de estudo até 100%.

Bolsa de estudo integral* – gratuidade/não restituível

• 100% de subsídio sobre o valor da matrícula e das mensalidades.
  • São elegíveis os candidatos aprovados no vestibular que apresentem renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham estudado em escolas públicas ou particulares com 100% de bolsa de estudos.
  • A concessão da bolsa integral dependerá da análise dos documentos enviados e da aprovação no processo de entrevista

Bolsa de estudo parcial** – restituível/reembolsável

• Subsídios que variam de 30% a 80% sobre o valor da matrícula e das mensalidades.
  • São elegíveis os candidatos aprovados no vestibular que apresentem renda familiar mensal bruta igual ou inferior a 8 salários mínimos per capita.
  • A concessão da bolsa parcial dependerá da análise dos documentos enviados e da aprovação no processo de entrevista

*Candidatos à bolsa integral poderão ter isenção da taxa do vestibular, desde que enviem a documentação até prazo determinado. ** Os alunos bolsistas parciais restituem a bolsa de forma parcelada, sem juros e após um ano de formados.

Como e quando solicitar

1° PASSO

Fazer a inscrição para o vestibular no prazo de: 05/08/2014 a 13/10/2014

2° PASSO

Solicitar Bolsa de Estudos  no prazo de: 05/08/2014 a 17/11/2014

Bolsa de estudo integral

Preencher a “Ficha de Solicitação de Bolsa Integral” e enviar juntamente com a documentação solicitada, por e-mail (documentos escaneados), pelo correio ou entregar aos cuidados da Coordenação de Bolsas de Estudo, na própria Instituição.

Bolsa de estudo parcial

Preencher a “Ficha de Solicitação de Bolsa Parcial” e enviar juntamente com a documentação solicitada, por e-mail (documentos escaneados), pelo correio ou entregar aos cuidados da Coordenação de Bolsas de Estudo, na própria Instituição.

Isenção da taxa do vestibular

Apenas os candidatos que se enquadrarem nos critérios de Bolsa Integral poderão solicitar a isenção da taxa do vestibular, que será concedida somente após a análise da ficha de solicitação de bolsa e documentação solicitada acima. O prazo para solicitar a isenção da taxa é do dia 05/08/2014 a 06/10/2014

ATENÇÃO: As solicitações que apresentem documentação incompleta ou que foram entregues fora do prazo acima, não serão avaliadas.

3° PASSO

Entrevistas após o vestibular

• Como parte do processo de concessão de bolsas, serão realizadas entrevistas coletivas conduzidas por alunos formados pelo Insper, como forma de avaliar as expectativas do candidato e o alinhamento com os valores da Instituição.
  • As datas e os horários das entrevistas serão enviados para o email do candidato durante a 2ª quinzena de novembro.

4° PASSO

Matrículas

Os candidatos que tiverem a Bolsa de Estudo aprovada efetuarão a matrícula com os subsídios concedidos.

Renovação e Restituição

Renovação

A renovação da Bolsa de Estudos acontece semestralmente, desde que o aluno:

• Não tenha cometido nenhuma transgressão ao Código de Ética e de Conduta do Insper.
  • Tenha um desempenho acadêmico ( CR – Coeficiente Acadêmico) igual ou superior a 6,0.
  • Esteja em dia com as mensalidades

Nenhuma modalidade de Bolsas de Estudo contempla disciplinas em regime de dependência

Restituição das Bolsas Parciais

A restituição é uma das principais fontes de recurso do Fundo de Bolsas, que é responsável pela manutenção do Programa de Bolsas. É por meio da restituição que os alunos bolsistas formados estendem a oportunidade que tiveram a outros alunos bolsistas.

O prazo de restituição depende do percentual da bolsa de estudos:

INÍCIO DA RESTITUIÇÃO PRAZO DE RESTITUIÇÃO
em 1 ano após conclusão do curso
  • de 30% a 49%= 1 vez o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 4 anos para restituir)
  • de 50% a 69% = 1,5 o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 6 anos para restituir)
  • de 70% a 80% = 2 vezes o tempo do curso (ex. curso de 4 anos = 8 anos para restituir)

Clique aqui para saber mais sobre a restituição

Veja depoimentos de quem já viveu essa experiência

• Rodrigo Honório de Lima

Qualquer aluno com brilho nos olhos, talento e vontade de estudar no Insper é recebido de portas abertas. O apoio do Fundo de Bolsas não inclui apenas a isenção da mensalidade, mas também todo o auxílio necessário para que o aluno possa se manter durante o curso. Embora tenha conquistado vaga em outras grandes universidades, sabia que era neste ambiente desafiador e diferenciado que poderia me desenvolver ao máximo, com todo o suporte, para conquistar meus sonhos. A cada dia percebo que fiz a escolha certa.

Rodrigo Honório de Lima , aluno Economia
  • Natalia de Morais Veiga

Conheci o Insper através de um amigo que me recomendou a faculdade, e fui me informar mais sobre os cursos e a metodologia. Participei do Momento Insper (um dia especial que o Insper prepara, para que os candidatos ao vestibular conheçam a instituição). Fiquei interessada pelo diferencial tanto acadêmico, quanto no mercado de trabalho. Pesquisei sobre a possibilidade de bolsas de estudos e vi que era possível estudar em uma boa instituição. Estudar no Insper me trouxe grandes oportunidades de aprendizado e contatos profissionais.

Natalia de Morais Veiga, aluna Economia