Onde devo aplicar R$ 300 mil para ter uma renda mensal de R$ 1.500?

Folha de São Paulo

Fonte: Folha de S. Paulo – 09/07/2012

RESPOSTA DO PROFESSOR DO INSPER RICARDO MOLLO – Uma renda mensal de R$ 1.500 por mês com investimento de R$ 300 mil equivale a uma taxa de 0,5% ao mês, ou mesmo de 6% ao ano.

No Brasil, a base para a formação das taxas dos investimentos em renda fixa, como os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e os títulos públicos, é a taxa básica de juros, a Selic, que neste momento está em 8,5% ao ano.

A poupança, que também é um investimento de renda fixa, rende TR (Taxa Referencial) mais 6% ao ano.

O governo criou recentemente uma nova regra para a poupança, que limita a rentabilidade a 70% da taxa Selic, quando ela chega a 8,5%, como agora.

Para outras opções de aplicações financeiras, há ainda incidência de Imposto de Renda.

Portanto, um investimento em renda fixa que remunere 7,55% ao ano, como títulos públicos, CDBs e fundos de renda fixa, gerará pouco mais do que 6% ao ano de remuneração.

Contudo, as taxas de juros do país são variáveis ao longo do tempo e podem cair, o que refletirá na diminuição da sua remuneração.

Uma alternativa para aumentar o seu retorno é aplicar uma parte dos recursos em produtos de maior risco, montando um portfólio.

Títulos públicos indexados a índices de inflação, fundos de ações, fundos multimercado e ações são opções para esse tipo de estratégia.

É sempre prudente procurar pelo gerente do seu banco para conseguir orientação e ajuda na hora de montar uma estratégia de diversificação dos seus investimentos, como a que sugeri.

Lembre-se de que quanto mais riscos adicionarmos ao nosso portfólio de investimentos, maior o potencial de ganhos; porém, também de forma proporcional, maior o risco de perdas.

A marca Insper representa uma proposta inovadora em ensino e pesquisa. Conheça a estratégia e o processo de criação da nova marca.