O site Apreender está de cara nova! Como principal inovação o leitor já poderá visualizar na primeira página todo conteúdo do site, optando pelo tema que mais interessar. Também diversificamos os conteúdos, acrescentando vídeos.
Destacamos nessa edição o vídeo do professor Lee Shulman, professor emérito da Universidade de Stanford, que foi convidado do Insper em fevereiro de 2010 para um seminário de desenvolvimento de docentes sobre “Como desenvolver indivíduos capazes de resolver problemas de forma criativa”. Nesse vídeo, ele fala brevemente sobre o significado de ensinar para desenvolver nos alunos raciocínio e resolução criativa de problemas.
O conteúdo do site conta com resumos empíricos sobre temas relacionados à aprendizagem (seção "O que a ciência de aprendizagem diz") e também com opiniões e idéias de docentes e profissionais que vivenciam esses temas na prática (seção "Hipotetizando"). Dois professores do Insper, Luciana Yeung e Marcos Hashimoto, colaboraram com artigos em Hipotetizando.
- Luciana Yeung, em "As provas e as colas", discute a questão da cola de forma ampla, partindo de um estudo da Harvard Kennedy School publicada na The Economist (27/02/2010).
- Marcos Hashimoto discute o papel da escola em desenvolver nos alunos uma atitude empreendedora por meio de abordagens que permitam ao aluno lidar melhor com a incerteza.
Visitem nosso site e contribuam com idéias e conteúdo!
Um abraço,
Equipe Apreender
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa