Estágio – Política da Escola

Núcleo de Carreiras
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

A atividade de estágio é um fator significativo na formação do aluno, por proporcionar interação com a realidade da profissão e complementar o aprendizado acadêmico.

O Insper se responsabiliza por criar condições para o efetivo aprimoramento dos alunos nos estágios, como parte da sua formação profissional.

O estágio é uma atividade curricular, com caráter pedagógico, pressupondo integração ao processo curricular. Por consequência, deve ser autorizado mediante descrição prévia das atividades e acompanhado por um professor supervisor, além de supervisionado e avaliado por um profissional da empresa concedente.

O Insper tem o instrumental necessário para gerir e regular todos os processos referentes à atividade de estágio, com autonomia para utilizar ou não as chamadas agências de integração. Fazem parte desse instrumental o suporte administrativo; a centralização das informações; a administração, a organização e o controle dos relatórios e as avaliações sobre o estágio; e a viabilização do relacionamento com as empresas mediante negociação de convênio, contrato e outras parcerias.

O Insper reconhece e assina as seguintes possibilidades de estágios para os alunos:

Estágio curricular regular: é o estágio integrado à grade curricular, realizado durante o ano letivo, em regime de meio período, no máximo seis horas diárias/30 horas semanais, para alunos do 7º e/ou 8º períodos ou que já tenham concluído um curso de graduação no Insper (Dupla Titulação), com carga horária mínima e obrigatória de 300 horas para os alunos do curso de Administração.

Estágio curricular de férias: é o estágio realizado nos períodos de recesso escolar, para alunos que estejam cursando qualquer semestre letivo. As horas realizadas podem ser consideradas para a integralização da carga horária mínima do estágio regular.

Estágio curricular interno: abrange atividades referentes a projetos efetivamente realizados e condizentes com o currículo escolar. Contempla a participação na Insper Jr. Consulting. Os alunos de Administração participam no 6º período, do Programa de Resolução de Problemas, cujos projetos de campo são geridos como estágios internos.

Estágio realizado no exterior: é o estágio composto por atividades de caráter profissional, desenvolvidas pelo aluno em países estrangeiros e condizentes com o currículo escolar.

Trabalho como funcionário efetivo ou negócio próprio: cumpre a função de estágio de complementação prática do aprendizado acadêmico. Tem validade desde que as atividades correspondam a realizações  condizentes com o currículo escolar.

A adequada Regularização dos Contratos de Estágios é realizada por meio da providência dos seguintes instrumentos:

Acordo de Cooperação: contrato que delimita as condições básicas de parceria entre a Escola e a instituição ou empresa. Deve ser preenchido em duas vias, quando a empresa estiver concedendo estágio ao aluno do Insper pela primeira vez e entregue ao Núcleo de Carreiras no início do estágio (deve ser adotado também para os estágios realizados no exterior).

Relatório de Acompanhamento de Estágio: relatório a ser realizado pelo estagiário, ao longo de cada estágio e entregue ao Núcleo de Carreiras a cada intervalo de 180 dias de estágio, preenchido e assinado pelo aluno.

Termo de Compromisso de Estágio: documento firmado entre aluno e empresa, com intervenção da Escola, que delimita as condições em que se realizará o estágio. Deve ser assinado pelo aluno, pela empresa e pela instituição de ensino no início do estágio, com a descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário.

Avaliação de Desempenho de Estágio: tem como objetivo avaliar o desempenho do aluno no decorrer do estágio. Deve ser preenchida e assinada pelo supervisor (gestor) do estagiário na empresa e entregue o Núcleo de Carreiras a cada 180 dias de estágio. O professor supervisor do estágio também assina a avaliação de desempenho.

Termo Aditivo de Renovação de Contrato de Estágio: documento a ser utilizado para prorrogar ou alterar o contrato de estágio. É assinado pelo estagiário, pela unidade concedente do estágio e pela instituição de ensino (como interveniente). Deve ser revisto a cada seis meses.

Termo de Rescisão de Contrato de Estágio: documento que deve ser preenchido e assinado pela unidade concedente e pelo estagiário, caso o estágio seja interrompido antes da data de conclusão prevista em contrato e entregue ao Núcleo de Carreiras.

Declaração de encerramento de estágio: documento que deve ser preenchido pelo aluno, caso o estágio seja interrompido antes da data da conclusão prevista em contrato e a empresa não necessite de uma declaração da Escola. Deve ser entregue ao Núcleo de Carreiras, imediatamente ao encerramento do estágio.

Os estágios que não cumprem com a documentação acima descrita não são reconhecidos pela Escola.

voltar

Carreiras no Facebook

Facebook  Acompanhe o Carreiras no Facebook

Fale com o Carreiras:

carreiras@insper.edu.br

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados